Quem tem refluxo que sente?

Perguntado por: igodinho4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Líquido azedo na boca; Sensação de ter um “nó na garganta”; Dificuldade em dormir por várias horas (pelo incômodo causado pelos sintomas); Doenças pulmonares que se repetem, como pneumonias, bronquites e asma.

Se os sintomas vierem acompanhados de náusea, tontura ou falta de ar, ou ainda a dor no peito irradiar-se para o braço ou mandíbula, procure assistência médica imediatamente, pois esses sintomas podem indicar um ataque cardíaco.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

Veja 5 maneiras de reduzir o risco de refluxo

  1. Mantenha um peso corporal saudável. ...
  2. Não fume. ...
  3. Faça exercício físico. ...
  4. Reduza café, chá e refrigerantes. ...
  5. Siga uma dieta saudável para o coração.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Quando não funciona direito, permite que os alimentos retornem do estômago para o esôfago. Também pode acontecer de a musculatura do EEI sofrer fragilidade ou fraqueza.

O tratamento do refluxo gastroesofágico
O refluxo não pode ser curado integralmente.

(DRGE), causada pelo vazamento de ácido gástrico para o esôfago, pode causar uma sensação de queimação ou constrição sob o esterno, o que pode se assemelhar à dor causada por uma doença cardíaca. Espasmos do esôfago. A causa desse distúrbio é desconhecida.

Um novo tratamento para o refluxo gastroesofágico (DRGE) foi aprovado no Brasil, trata-se do Esophyx, dispositivo implantado entre o esôfago e o estômago através de um procedimento endoscópico chamado Transoral Incisionless Funduplication (TIF).

“O refluxo é uma doença digestiva na qual o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago, causando irritação na mucosa do tubo alimentar. A ansiedade altera a secreção do suco gástrico, a regulação de fatores ligados à mucosa do estômago e a percepção dos estímulos sensoriais gástricos”, afirmou Claus.

Então, os alimentos que devem ser evitados ou reduzidos são:

  • Bebidas alcoólicas.
  • Café
  • Extrato de tomate.
  • Pimenta.
  • Temperos muito fortes.
  • Refrigerantes ou demais líquidos gaseificados.
  • Chocolate.
  • Alimentos gordurosos como frituras e lanches rápidos.

Quem tem refluxo pode comer alimentos de origem animal como leite e seus derivados, mas estes precisam ser desnatados. “A gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácido, por isso, ao consumir leite ou derivados lácteos, é importante que sejam desnatados.

Quando o refluxo atinge a laringe, faringe, árvore traqueobrônquica e pulmões, os sintomas podem ser tosse seca ou com secreção, rouquidão, dor no tórax que pode parecer infarto, pigarro e sensação de irritação freqüente na garganta. Menos comumente pode ocorrer asma e pneumonias.

Pirose; Indigestão; Tosse seca frequente após comer; Regurgitação dos alimentos.

O primeiro é o gastroesofágico, que é o mais conhecido. Neste, não existe a reclamação de efeito na via aérea. O segundo é o refluxo laringofaríngeo, quando a acidez do estômago pode seguir por todo o caminho, chegando até a garganta e os pulmões, causando ainda mais incômodo.

Como tratar o refluxo?

  1. Perder peso;
  2. Evitar alimentos que predispõem ao refluxo;
  3. Fracionar a dieta (menores quantidades em intervalos menores);
  4. Evitar ingerir líquidos com as refeições;
  5. Evitar deitar de 2 a 3 horas após uma refeição.

Refluxo Gástrico
Essa é uma condição que acontece quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago até a boca, resultando na dor de cabeça e enjoo constante, sensação de queimação na garganta e estômago, tosse seca e dor no peito.

Asfixia ou tosse súbita e forte que interfere na respiração, que pode acordar o paciente, é uma manifestação mais grave do refluxo. Tosse seca, garganta limpa, alterações na voz e até falta de ar com chiado no peito, semelhante à asma, podem ser causadas pelo refluxo.

Deitar de costas na cama na horizontal aumenta a probabilidade de ácido ou gás ácido subir pelo esôfago. Erguer um pouco a cabeceira da cama pode ajudar a combater isso2.

"O refluxo se manifesta com azia, regurgitação, sensação de bolo na garganta e dor no tórax, por vezes tão intensa que se assemelha à dor de origem cardíaca, da angina ou do infarto do miocárdio. Quando atinge a laringe, pode provocar inflamação local, acompanhada de tosse seca e pigarro freqüente.