Quem tem que tirar o novo RG?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

A emissão do novo modelo de RH é obrigatória, porém só será exigido para as pessoas com menos de 60 anos em 2032, ou seja, daqui a quase 10 anos. Assim, segundo informações do governo, até essa data não haverá obrigatoriedade.

Os documentos de identidade antigos perderão a validade em 29 de fevereiro de 2032. Já o novo RG possui prazo de validade, que são diferentes a partir da idade do cidadão. Isto é, quem possui idade de 0 a 12 anos, o documento tem validade de 5 anos.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula e digital, após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.

Há algum custo para pedir a identidade? Não. A primeira via da nova carteira e as renovações são gratuitas, assim como já é feito com outros documentos.

Para fazer a emissão, é necessário que o cidadão leve até o local um documento com foto, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e CPF em situação regular. Segundo informações do Governo Federal, não há custo algum para emitir o novo RG.

Apresente a sua certidão de nascimento ou casamento; A identificação é conferida pelo Gov.BR, o que faz com que o documento seja único; Após isso, o órgão emissor do seu Estado informa o prazo para a retirada do documento em papel; Por fim, ao recebê-lo, é possível acessar sua versão digital pelo aplicativo Gov.BR.

Um dos dados importantes presentes na Carteira de Identidade é a data de expedição. Ou seja, a data em que esse documento foi emitido. Para consultar a data de emissão do RG, basta essa informação no verso do documento.

Saiba como ter o RG digital no seu celular
Para ter acesso ao documento, o usuário deve baixar o aplicativo no link abaixo, clicar na opção adicionar RG, escanear o QR Code no verso do documento impresso e realizar o reconhecimento facial. Ainda é necessário criar uma senha para acessar o documento digital.

O novo RG será o único documento de identificação dos brasileiros, mas não é obrigatória a emissão por todos os cidadãos. Quem desejar continuar com o modelo “antigo” não terá problemas, já que ele segue válido por até 10 anos para a população com até 59 anos de idade.

A validade da Carteira de Identidade não poderá ser negada com fundamento no disposto nos incisos III e IV do caput quando o titular for pessoa enferma ou tiver idade a partir de sessenta anos."

Não existe prazo de validade estabelecido em lei para os documentos de identidade (RG). Conforme a própria Constituição (art. 5º, II), ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude da lei.

A nova carteira de identidade nacional é gratuita? No Brasil adotou-se o modelo obrigatório e gratuito na primeira via em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR. Ademais, a troca para nova Carteira de Identidade Nacional assim como as futuras renovações são gratuitas também.

Certidão de Nascimento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia deverão estar legíveis e em bom estado de conservação. Certidão de casamento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia deverão estar legíveis e em bom estado de conservação.

O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. Dessa forma, passará a adotar o nome ao qual a pessoa se declara no ato da emissão. A carteira de identidade será impressa sem o campo referente ao sexo.

Neste momento o serviço só permite a retirada da 2ª via no posto de atendimento selecionado. O documento estará disponível para retirada após 10 dias úteis do momento da solicitação.

A emissão dos novos modelos de RG (carteira de identidade) está disponível nas unidades do Poupatempo do Estado de São Paulo a partir desta terça-feira, 20.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

É possível consultar o RG tanto pelo site do INSS quanto pelo aplicativo do instituto.

Como acessar a carteira de identidade digital: Após inserir o usuário e a senha no aplicativo Gov.br, aparecerá uma tela inicial com o ícone 'Carteira de documentos'. A partir daí, basta clicar no botão '+', escolher 'Carteira de Identidade' e ir em "Adicionar Documento' para ter acesso.

RG Digital SP é o aplicativo oficial de identidade digital do Instituto de Identificação da Polícia Civil de São Paulo.

O que é o novo RG digital? O novo RG digital é um documento único e oficial de todos os cidadãos brasileiros que possui validade em todo o país. Ao invés de trazer o número do registro de identidade, o documento utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cidadão.