Quem tem psoríase pode comer peixe?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.4 / 5 7 votos

Alimentos fontes de Vitamina C: brócolis, couve, pimentão, caju, mamão, manga, acerola, kiwi, laranja, suco de limão, morango, abacaxi, tangerina. Alimentos fontes de Vitamina D: carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

A dermatologista explica que fatores etiológicos, genéticos e ambientais estão envolvidos na causa da psoríase, e outras ocorrências também podem piorar a doença, como o uso de alguns medicamentos como lítio e betabloqueadores; infecções bacterianas e virais, e o estresse.

Frango, ovo, queijos e iogurte aparecem com moderação, enquanto os doces e a carne vermelha ficam restritos a ocasiões especiais. Outro item bastante lembrado ao falar de dieta mediterrânea é o vinho tinto, cheio de resveratrol – substância lembrada, entre outras coisas, por blindar o coração.

A etiologia da doença é ainda desconhecida, além da predisposição genética, outros fatores externos e internos têm sido associados ao surgimento e à exacerbação da psoríase. O estresse emocional é um dos fatores mais comumente implicados na exacerbação da doença, e de modo geral, as infecções bacterianas e virais.

Alimentos fontes de Polifenóis e Carotenoides: acerola, abobora, alface, agrião, brócolis, cebolinha, cenoura, couve, espinafre, goiaba, mamão, manga, maracujá, melancia, morango, pimentão, rúcula, salsão, tomate e outros.

Por isso, recomenda-se evitar o consumo de carne de porco e cortes bovinos como acém, capa de filé, contrafilé, costela, cupim, fraldinha, paleta, picanha e ponta de agulha.

O consumo de vitaminas ajuda a reparar as lesões provocadas na pele. Exemplos: laranja, limão, acerola, kiwi, banana, abacate, manga, mamão, uva, amora e framboesa. Oferecem um bom aporte de fibras e são fontes de vitamina A, vitamina C e ácido fólico.

Alimentos fontes de Vitamina B: brócolis, cenoura, peixes, ovos, carnes, leite, aveia, cereais integrais, feijão, amêndoas, abacate, castanhas, amendoim, espinafre, couve, lentilha.

O médico pode receitar cremes de corticoide ou vitamina D3. Também existem alguns produtos excelentes disponíveis na farmácia, como os hidratantes a base de ureia. Ele ajuda a eliminar a descamação, previne o espessamento das placas e proporciona uma hidratação duradoura que acalma a coceira.

Psoríase não tem cura, tem tratamento. Não há como prevenir a doença, embora seja possível controlar a reincidência. Casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol.

Pacientes de vitiligo e psoríase poderão ter atendimento prioritário no SUS. O Projeto de Lei 3809/19 garante às pessoas com vitiligo ou psoríase atendimento prioritário em médico dermatologista e acompanhamento psicológico na rede pública e conveniada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estes alimentos estimulam o aumento da inflamação, elevando o surgimento de novas crises ou piorando os sintomas como coceira e irritação da pele.

  • Carne gordurosa.
  • Fritura.
  • Fast-food.
  • Carne vermelha.
  • Bebidas alcoólicas.

Embora estudos anteriores relacionem o café com um risco acrescido de psoríase, um grande novo estudo não encontrou tal evidência. A psoríase é uma doença de pele comum que causa vermelhidão e irritação da pele.

Alimentos fontes de Vitamina D: carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Alimentos que devem ser evitados
- Carne vermelha e pimenta devem passar longe do psoriático: alimentos como carne vermelha, os muito condimentados e apimentados devem ser evitados por quem tem psoríase. Eles contêm substâncias que potencializam as inflamações da pele e podem piorar as crises.

Os alimentos de baixo índice glicêmico podem diminuir o quadro inflamatório e, consequentemente, os sintomas da psoríase. Exemplos: pães integrais, massa integral ou à base de ovo, arroz integral ou parabolizado, milho, aveia.

Formas graves de psoríase levam a um processo inflamatório crônico que tem impacto na saúde geral do doente, incluindo cardiovascular, pulmonar, renal, entre outros”, afirma o dermatologista. “As formas que pegam as articulações são especialmente graves por deixar sequelas.”

Sabonete de Barbatimão Limpeza Artesanal Psoríase Eczemas. FUNÇÃO: Previne irritações na pele, promove limpeza e refrescância. Tem ação cicatrizante e antisséptica, combate acne, psoríase, coceiras e eczemas.

Diversos estudos demonstram os benefícios da Curcuma longa no tratamento da psoríase, devido suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidante, antibacteriana, antiparasitária.