Quem tem prótese dentária pode fazer ressonância magnética?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Sim, é possível realizar uma ressonância magnética com implante dentário, mas é sempre muito importante buscar informações com o seu dentista para que ele diga qual é a composição do seu implante, a fim de evitar possíveis borrões na área em questão quando o resultado do exame ficar pronto.

Ressonância Magnética: Quem tem objeto metálico no corpo (hastes, parafusos ou próteses) pode realizar o exame? Sim.

Isso porque, apesar de não usar radiação, a ressonância funciona como uma espécie de ímã, razão pela qual as pessoas que têm metais no corpo devem tomar cuidado. A atração entre o ímã da RM e o metal pode causar incômodo ou até mesmo lesão, se o metal estiver na região a ser examinada.

O exame de Tomografia Computadorizada pode ser realizado por pessoas que tenham prótese metálica, parafuso ou placas de titânio no corpo.

Pessoas que possuem implantes metálicos e/ou eletrônicos, como marcapassos, stents e pinos não devem fazer o exame. A necessidade de jejum depende do protocolo do hospital e da região em que o exame será realizado.

Posso vir a ter algo por conta do tempo que tenho ela? O titânio é um metal inerte, se ela não te incomodou até agora não há necessidade. Mas se estiver tendo dor quando muda o clima ou sensação de atrito quando move os dedos talvez seja uma opção retirar.

Pois me falaram que tenho grampos da cirurgia. Pode fazer ressonância? Olá! Pode sim.

O laudo do seu exame de imagem, Ressonância, Raio X, Tomografia pode estar errado. É responsabilidade do neurocirurgião ou cirurgião de coluna avaliar as imagens da Ressonância, Tomografia ou Raio X e nunca somente o laudo!

Como vimos, riscos maiores são raros, mas outras reações podem incomodar os pacientes que se submetem à ressonância magnética com contraste. Sensação de calor, dores de cabeça, urticária, gosto metálico na boca, náuseas e vômitos são as reações adversas mais comuns ao gadolínio.

O poderoso campo magnético usado na ressonância magnética atrai objetos contendo ferro e pode levá-los a se mover com grande força. Por esse motivo, os pacientes são aconselhados a remover todas as joias, roupas e outros itens que possam conter metal antes de entrar na área da ressonância magnética.

Isso significa que a mesma prótese em um paciente idoso pode durar de 20 a 25 anos e em um paciente jovem a média de tempo varia entre 15 e 20 anos. Nem sempre é necessário trocar a prótese após longo período. Pode ser preciso apenas realizar manutenção!

Prótese fixa de titânio: mais conforto e segurança
O processo consiste em substituir a raiz do dente por uma prótese fixada por meio de mini parafusos de titânio, que servem como base para receber as coroas, devolvendo à sua boca o bem-estar e a naturalidade do seu sorriso.

Para ser bem objetivo: O valor de uma prótese de boa qualidade (importada) varia entre 9 mil e 13 mil reais. Isto é apenas o valor do implante. O valor do hospital e da equipe médica vai variar.

A presença de parafusos ou fios metálicos não impedem a realização do exame, porém a reação dos mesmos pode prejudicar algumas imagens. Aparelhos mais modernos co seguem minimizar este problema. Pode fazer o exame, mas o metal provocará alguma interferência na formação das imagens.