Quem tem próstata pode comer banana?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A fruta contém altos níveis de licopeno e citrulina, os quais ajudam a reduzir a inflamação e reparar danos à próstata.

Um estudo publicado na revista Cancer Research relata o efeito da delfinidina no cancro da próstata, por indução da apoptose das células PC3, interferindo no mecanismo da activação do fator de transcrição NF-kB. Reconfortante pelo sabor doce e ao mesmo tempo neutro e alcalinizante que tem, a banana recomenda-se.

Olá! A alimentação com ovos não causa prostatite, a sua causa é devido a uma infecção por bactérias e o seu tratamento é feito com antibióticos.

Suco de tomate

Suco de tomate
Para manter a saúde da próstata pode-se consumir suco de tomate, que além de vitamina C, ácido fólico, ferro e outros minerais é um vegetal bastante rico em licopeno que ajuda a combater a inflamação da próstata, tornando o tomate num alimento funcional.

melancia

Para os homens, a melancia pode ser uma grande aliada quando o assunto é saúde da próstata. A fruta contém altos níveis de licopeno e citrulina, os quais ajudam a reduzir a inflamação e reparar danos à próstata.

- Ansiedade e estresse: essa condição pode causar espasmos do músculo do esfíncter urinário e irritar a glândula prostática ou fazer com que fluídos da uretra retornem para o interior da próstata, irritando os tecidos internos.

Vegetais verde-escuros
Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata. Isso acontece porque eles são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células.

Vários estudos sugerem que comer muita carne vermelha (boi, porco, cordeiro e vitela) e processada (salsichas, bacon, salame, carnes enlatadas, presunto) pode aumentar o risco de desenvolver câncer de intestino e de próstata.

Homens que mantiveram três horas ou mais dos chamados equivalentes metabólicos por semana – que equivalem a correr, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis por meia hora por semana – apresentaram risco 35% menor de mortalidade geral do que os demais.

No geral, Juliana Vieira costuma recomendar apenas uma unidade por dia para seus pacientes. Isso porque comer a fruta de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação também serve para garantir mais variedade de ingredientes nas refeições.

Evite o amido e o açúcar: Essa recomendação se dá, pois esses alimentos podem desencadear inflamações no corpo. Segundo um estudo recente, homens com alto consumo de alimentos como pão branco, arroz, doces e refrigerantes tem 64% mais chances de obter uma forma mais avançada de câncer de próstata.

3 chás para próstata

  1. Chá de urtiga. Alguns estudos sugerem que o chá de urtiga pode ser uma opção de chá para próstata. ...
  2. Chá verde. O chá verde se mostrou promissor para a saúde da próstata. ...
  3. Chá de hibisco. O chá de hibisco pode ajudar a desacelerar o crescimento de células cancerígenas na próstata.

Tomar café regularmente pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver câncer de próstata avançado, segundo estudo apresentado esta semana na conferência da Associação Americana de Pesquisa do Câncer.

Gordura. Ingerir muita gordura pode fazer você engordar, o que aumenta o risco de câncer, inclusive o câncer de próstata. Existem diferentes tipos de gordura. Substituir as gorduras animais por óleos vegetais pode contribuir com uma melhor condição de vida para pacientes diagnosticados com câncer de próstata.

Vão desde a ingestão de semente de abóbora, que em muitos casos é aconselhada como remédio caseiro para próstata aumentada, ou seja, para hiperplasia prostática, até mesmo o consumo de pimenta caiena, que está indicada em muitos locais como um remédio caseiro para próstata alterada.