Quem tem prolactina alta engorda?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 15 votos

Entre as mulheres que não conseguem emagrecer, há casos de uma doença denominada microadenoma hipofisário, que não apenas faz engordar como também ativa o hormônio da prolactina. O quadro é motivado por um pequeno tumor benigno na hipófise – a glândula que produz o hormônio.

O excesso de prolactina pode ser causado por alterações fisiológicas (parte do funcionamento e adaptação normal do corpo), por uso de medicações ou causadas por doenças.

Como baixar a prolactina naturalmente? É muito difícil baixar a prolactina de forma natural. Alguns estudos apontam que o suplemento herbal vitex pode ajudar, mas os resultados não são conclusivos. Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina.

É importante identificar os valores de normalidade de cada laboratório, pois pode haver uma diferença entre os kits utilizados. Valores acima de 100 ng/mL sugerem o quadro de prolactinoma (tumor da hipófise).

Na maioria dos laboratórios, o limite superior do normal é de 15-25 ng/mL, ou seja, acima destes valores costumamos dizer que há excesso de Prolactina no sangue (Hiperprolactinemia), cuja causa deve ser investigada.

Mas nesse público, os níveis de prolactina elevados levam à diminuição progressiva de massa óssea, o que é um importante fator de risco para osteoporose e ganho de peso. Com isso, pouco a pouco, a chamada massa magra (músculos) é substituída por massa gorda (tecido adiposo).

Qual é a função da prolactina? Além de ter importante papel associado à lactação, a prolactina tem também muitas funções no corpo da mulher. Na gestação, por exemplo, ajuda na produção de leite materno e inibe a liberação de outros hormônios, pois sinaliza ao corpo que há um processo de amamentação.

Indicações: avaliação de ciclos anovulatórios, nos quais não ocorre a formação do corpo lúteo e, portanto, os níveis de progesterona permanecem baixos durante todo o ciclo. Período para coleta: na fase lútea, uma semana antes da próxima menstruação, idealmente, no 21o dia se a mulher apresentar ciclos de 28 dias.

Se for produtor de hormônio do crescimento, pode causar dores articulares, crescimento dos pés e das mãos, do queixo, e ainda causar diabetes”, alerta. Não existe prevenção para os tumores de hipófise. Quando há predisposição genética, existe grande possibilidade de a pessoa desenvolvê-lo em algum momento da vida.

A prolactina é um hormônio importante para a fertilidade, ele é responsável pela produção do leite materno através das glândulas mamárias, além disso, contribui para o equilíbrio do sistema reprodutivo. Porém, quando existem taxas elevadas de prolactina (hiperprolactinemia), esse hormônio pode dificultar a gravidez.

O que causa tumor na hipófise? O tumor na hipófise pode ser considerado esporádico, pois não possui uma causa definida e não segue um padrão de aparecimento. Contudo, existem estudos que comprovam que este tumor pode estar associado a síndromes genéticas, conhecidas como Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 1 (NEM1).

100 g de Costela de vitela possuem 0,43 mg de vitamina B6. A vitamina B6 também estimula a libido, controlando os níveis de prolactina para que eles não se elevem.

O endocrinologista é um médico especializado nas glândulas endócrinas, as responsáveis por produzir hormônios. Muitas pessoas sofrem com alguns problemas aparentemente comuns como obesidade, tireoide, osteoporose, entre outros.

Náusea, cefaleia, tontura/vertigem, dor abdominal/dispepsia/gastrite, astenia/fadiga, constipação, vômitos, dor no peito, rubores, depressão e parestesia.

CONDIÇÕES ESTRESSANTES SABIDAMENTE levam à elevação de vários hormônios séricos, sendo a prolactina um deles (1). A descrição de níveis elevados de prolactina, em condições de grande estresse como salto de pára-quedas (2), levou à proposição de que a coleta de prolactina sérica deveria ser feita sempre após repouso.

O exame de prolactina é um exame feito para verificar os níveis do hormônio no sangue.