Quem tem processo criminal pode viajar de avião?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

1 resposta. Prezada, No seu caso não existe problema algum em fazer viagens ou realizar seus afazeres diários. Todavia é sempre interessante deixar o juízo devidamente informado.

Quem tem passagem pela polícia pode solicitar passaporte desde que não existam pendência com a justiça ou declaração explicita que proíba a expedição do documento e/ou sair do país.

Réu primário com bom comportamento pode viajar ao exterior
Réu primário que não apresenta comportamento prejudicial ao andamento da ação penal pode se ausentar do país desde que comunique suas viagens previamente ao juízo criminal.

Durante a entrevista, o solicitante recebeu uma carta informando da sua inelegibilidade com base na sessão 212-(a)(2)(C) da Lei Americana de Imigração, que proíbe a emissão de vistos a qualquer pessoa que já tenha cometido ou tentado cometer tráfico de substâncias ilícitas.

Depende. Se ainda não houve condenação, a existência de processo cível ou criminal geralmente não representa impedimento para emissão de passaporte, a não ser que o juiz entenda necessário. Caso haja dúvida, deve-se verificar junto à Vara responsável pelo processo.

A resposta é DEPENDE, uma vez que é necessário a prévia autorização do juízo da execução penal, para isso deve ser juntado nesse pedido de autorização informações como: Qual destino da viagem, o motivo, quantos dias ficará lá e qualquer outro documento que comprove o motivo da viagem.

A autorização para viagem de brasileiros de até 16 anos, acompanhados de pais ou responsáveis ou não, no Brasil ou no exterior, deve ser comunicada ao Sistema de Justiça em um dos variados canais disponibilizados pelo Judiciário para esse fim.

A ficha criminal pode ser apagada por meio de uma reabilitação criminal. O que é a Reabilitação Criminal: A reabilitação criminal é uma “ferramenta” jurídica utilizada para reabilitar uma pessoa que tenha sido condenada em um processo criminal.

Conclusão: Portanto, recapitulando, os 5 motivos que fazem você ter o visto negado são desconhecer o processo, escolher o visto errado, apresentar documentação e itinerário incompletos e seu estado emocional durante a entrevista para o visto. Esses são apenas os 5 motivos mais recorrentes.

Bom dia Leandro. Se você tem que ir no fórum assinar, certamente precisa de autorização para viajar.

Portanto, estar respondendo a um processo não é um impedimento para tirar documentos. De onde vêm as informações do Jusbrasil?

Quadros graves, instáveis ou de hospitalização recente de asma brônquica também são incapacitantes para o vôo. Pessoas com bronquite crônica e enfisema pulmonar devem buscar orientação médica especializada antes de embarcarem para que seja determinado se há necessidade de suporte de oxigênio no deslocamento.

Doenças infetocontagiosas estão no topo das doenças que impossibilitam a viagem de avião devido à facilidade de transmissão a outras pessoas durante o trajeto. Será, ainda, um perigo para as pessoas do país de destino. O coronavírus (COVID-19) é um exemplo.

No Brasil, ser devedor e não pagar a dívida não é motivo para prisão, mas pode ser um impedimento para desfrutar as merecidas e esperadas férias ou até mesmo uma promissora viagem de negócios quando o destino for o exterior.