Quem tem problemas nos rins pode comer ovo?

Perguntado por: udrumond . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Pessoas que sofrem de doenças do rim mais severas, como insuficiência renal crônica, devem ainda controlar a ingestão de proteínas, presentes, por exemplo, nas carnes, nos ovos e nos derivados de leite.

Obesidade - com aumento excessivo de peso corporal, o metabolismo demanda filtragem de sangue maior que o costume, sobrecarregando os rins; Hipertensão arterial - em um organismo saudável, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Já pessoas com doença renal crônica em hemodiálise precisam controlar o consumo não só de água, mas de líquidos em geral e alimentos como melancia, gelatina, sopas, etc.

Para manter uma boa função renal, é preciso ter uma dieta equilibrada, evitar excessos de sal, sobrecargas de proteínas, sobrepeso e obesidade, manter um bom controle dos níveis de glicemia e a pressão arterial controlada, não fazer uso de medicações que são tóxicas aos rins (como anti-inflamatórios), ingerir água em ...

Potássio – apesar de saudáveis, algumas frutas, legumes e verduras entram no grupo de alimentos que prejudicam os rins por serem ricos em potássio, a exemplo da banana, da cenoura e das folhas da beterraba.

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

Alho e cebola, além de deixarem as comidas mais saborosas, também são grandes aliados dos rins, pois possuem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.

Conforme a nutricionista Paula, quem já sofre com a perda de função renal, deve ter maior cuidado com as fontes de proteína, como carnes, ovos, leite e queijo. “Devido ao baixo funcionamento do rim, ele pode apresentar dificuldade no processamento desse nutriente”, explica.

No geral, alimentos ricos em proteínas de origem animal, como leite e seus derivados, e carnes (vermelha e branca) devem ser reduzidos consideravelmente. Além destes, o consumo das proteínas presentes em alimentos como cereais, massas e grãos devem ser controladas.

“O abacaxi tem efeito protetor porque tem uma substância chamada citrato, que ajuda a proteger os rins, assim como as demais frutas cítricas”, diz. No entanto tudo deve ser consumido sem excessos.

Evite: excesso de carnes, embutidos, alimentos industrializados que tendem a possuir muito sódio, sal em excesso e, em alguns casos, grãos como o grão de bico, a pipoca e o tomate.

Para evitar complicações, as pessoas com alguma insuficiência renal devem evitar alimentos ricos em potássio, como as frutas cítricas. “Laranja, limão, abacaxi, tangerina e até a rúcula têm alto teor de potássio", diz o nefrologista Michel Assbú.