Quem tem problemas de rins pode tomar colágeno?

Perguntado por: rsoares7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Tomar o colágeno sem orientação médica e sem qualquer indicação da quantidade diária ideal pode trazer riscos. “Gestantes, mulheres que estão amamentando ou pessoas que têm problemas renais não devem consumi-lo sem acompanhamento de um profissional”, alerta Carolina Marçon.

“Em excesso, a vitamina D pode provocar o aumento no cálcio do sangue, o que pode facilitar o surgimento de cálculos renais. Em casos extremos de consumo a longo prazo, o indivíduo pode desenvolver a insuficiência renal”, explica o nefrologista.

Até o momento não se sabe se o consumo de suplemento de colágeno faz mal. Entretanto, ele pode causar efeitos colaterais, como sensações de peso, azia e reações alérgicas.

Além disso, o colágeno que ingerimos de forma suplementar é absorvido, mas não totalmente, já que ele passa por uma série de processos internos. Do que foi ingerido, nem todo o colágeno vai para o tecido-alvo. A substância é distribuída conforme as necessidades do corpo.

Fora os benefícios que traz para a estética, as médicas ressaltaram que o colágeno também fortalece os tecidos, promove elasticidade e resistência à pele, além de beneficiar os músculos, tendões, ligamentos e vasos do corpo.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

A falta de vitamina D pode ser muito prejudicial para o organismo, especialmente para os rins. Essa vitamina tem a importante função de absorver o cálcio presente no sangue, mantendo-o em quantidades adequadas para a regulação do metabolismo ósseo.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  • Hidratação é fundamental.
  • Chá de salsa.
  • Uvas.
  • Suco de limão, laranja e melão.
  • Algas marinhas.
  • Alimentos ricos em cálcio.
  • Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  • Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa.

Olá! Todo paciente que possui algum grau de disfunção renal só deve consumir suplementos e vitaminas com supervisão médica ou de nutricionista capacitado.

Ômega 3: benefícios para doença renal crônica
Os ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 são componentes dietéticos que podem ser obtidos através de peixes gordurosos ou de suplementos.

O colágeno é um suplemento alimentar seguro e natural. Por ser tratar de uma proteína, o seu consumo não atinge uma toxicidade no organismo. O recomendado é seguir as quantidades orientadas pelo médico ou pelo nutricionista, mas ainda assim, pela sua composição ele não causa toxicidade no organismo.

O estudo evidenciou que a ingestão de colágeno hidrolisado por 90 dias é eficaz na redução do envelhecimento da pele, pois reduz rugas e melhora a elasticidade e a hidratação. Ainda, o resultado benéfico foi mantido por 4 semanas após o término do suplemento.

Não há nenhum efeito colateral associado a suplementação de colágeno tipo 2, ou seja, não há nenhum malefício associado ao seu consumo. Sendo uma suplementação segura para todas as pessoas, trazendo benefícios principalmente para quem sofre com dores nas articulações.

Verisol

Com essa aprovação, o Verisol® é o único colágeno no Brasil aprovado para uso em suplementos como substância bioativa com aprovação de funcionalidade para a manutenção da saúde da pele.

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

Lista com os melhores Colágenos de 2023

  • Nutrify. Collagen Renew.
  • Puravida. Collagen Protein.
  • Max Titanium. Colagen.
  • Dark Lab. Colágeno Hidrolisado.
  • New Millen. Colágeno Hidrolisado.

O ideal é que você não pare a suplementação, pois a partir dos 25-30 anos nós diminuímos a produção de colágeno. Portanto, para a manutenção dos benefícios do colágeno o uso deve ser contínuo. Um tempo seguro de pausa para não perder os benefícios, caso seja necessário, é de 30 dias a cada 2 meses de suplementação.

O colágeno também contribui com a estrutura dos vasos sanguíneos, sendo um grande aliado na prevenção de doenças como a hipertensão.

Geralmente, o colágeno pode estar associado à suplementação de outras substâncias, como vitamina D, vitamina E, vitamina C, complexo B ou zinco.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí.