Quem tem problema nos rins pode tomar losartana?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O uso de losartana potássica também deve ser evitado no início da gestação; Você tiver diabetes ou insuficiência renal e estiver tomando algum medicamento para reduzir a pressão arterial que contenha alisquireno.

Distúrbios do Sistema Nervoso: disgeusia, cefaleia, enxaqueca, parestesia. Distúrbios oculares: xantopsia, visão turva momentânea. Distúrbios cardíacos: palpitação e taquicardia. Distúrbios vasculares: efeitos ortostáticos dose-dependentes, angeíte necrosante (vasculite) (vasculite cutânea).

Fármacos nefrotóxicos

  • Anti-inflamatórios. Quando pensamos em medicamentos que fazem mal aos rins, o primeiro exemplo que vem à mente são os anti-inflamatórios não esteroides (AINES). ...
  • Antibióticos. ...
  • Analgésicos. ...
  • Contraste de exame radiológico. ...
  • Antipsicóticos. ...
  • Outros medicamentos.

Pressão alta e rins: hipertensão como causa do problema
2) problemas renais podem causar pressão alta. No primeiro caso, isso acontece porque, quando não tratada, a hipertensão torna os vasos sanguíneos mais grossos. O que inclui os canais dos rins por onde o sangue passa.

O rim desempenha papel fundamental na regulação da pressão sanguínea. Quando a função renal está preservada, uma elevação da pressão arterial faz com que o rim aumente a excreção de sódio e água, com redução do volume sanguíneo, do retorno venoso e, desta forma, mantém a pressão sanguínea dentro de valores normais.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí.

Losartana Potássica é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos componentes do produto. O uso concomitante de Losartana Potássica com produtos contendo alisquireno é contraindicado em pacientes com diabetes mellitus e insuficiência renal (TGF < 60 mL/min/1,73m2).

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com losartana incluem tontura, diminuição da pressão arterial, dor de cabeça, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, cansaço excessivo, pressão arterial baixa ao se levantar, hipoglicemia e vertigens.

A farmacêutica Sanofi Medley solicitou, nessa semana, o recolhimento de medicamentos com losartana do mercado. A medida ocorreu por causa de uma possível presença de impurezas no remédio, que podem provocar mutações e elevar o risco do desenvolvimento de câncer nas pessoas que usam a substância.

A sinvastatina não traz problemas para os rins! Mas deve se ter o cuidado quando iniciar a medicação e avaliar a função do fígado e enzimas musculares, principais problemas dessa medicação.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

Os aintiinflamatorios esteroidais (conhecidos como corticoides) não prejudicam o rim, mas podem ter outros efeitos colaterias relacionados ao seu uso.

Em geral, consumir alguns produtos pode preservar a função renal, como líquidos, verduras, legumes e grãos vegetais. Por outro lado, alimentos ricos em proteína de origem animal e vegetal podem colaborar para o agravamento de doenças relacionadas ao órgão.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Outros fatores podem aumentar o nível de creatinina, entre eles o uso de alguns medicamentos, a ingestão de muita proteína, doenças musculares e a desidratação. Além disso, pessoas que possuem mais massa muscular e atletas têm naturalmente uma quantidade maior de creatinina no organismo.

Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados. Vale lembrar, porém, que se você vai iniciar uma atividade física – especialmente se é sedentário ou está acima do peso – o ideal é buscar uma avaliação com um cardiologista antes.

O tratamento medicamentoso deve dar preferência pelo uso de drogas que bloqueiem o sistema renina-angiotensina-aldosterona (inibidores da enzima conversora da angiotensina e antagonistas dos receptores da angiotensina II), pois estas drogas oferecem proteção renal mais efetiva.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.