Quem tem problema no nervo ciático pode caminhar?

Perguntado por: nsales . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.

Um bom exercício para o fortalecimento para prevenir a dor no ciático é a ponte, pois ajuda a estabilizar o core trabalhando os glúteos, a lombar e o abdômen. Como fazer: deitar de barriga para cima, com os braços alinhados com o corpo, dobrar os joelhos e apoiar os pés no chão com os calcanhares alinhados ao joelho.

O repouso relativo é geralmente indicado. “A pessoa pode se movimentar, ir trabalhar, mas deve evitar carregar peso, fazer muito esforço ou ficar muito tempo sentado”, indica Dr. Mario. Dependendo do caso, o médico pode receitar analgésicos e anti-inflamatórios, além de sessões de fisioterapia.

A dor no nervo ciático surge se houver inflamação, lesão ou compressão desse tecido. É uma condição bem incômoda e constante, que pode limitar movimentos e gerar sofrimento. Quem passa por isso sente muita sensibilidade nas pernas e encontra dificuldade para sentar, andar e até deitar.

Normalmente, o tempo de recuperação é de cerca de 3/4 semanas com a terapia certa. Se o caso do paciente se encaixa em procedimentos cirúrgicos, a recuperação completa precisará de cerca de dois meses.

O diagnóstico da dor no nervo ciático é feito por um médico ortopedista. Na consulta, ele vai fazer testes para comprovar a origem da dor.

A pessoa sofre de dor, e muitas vezes é uma dor silenciosa, um sofrimento silencioso. A pessoa sofre “em silêncio”. A dor no ciático é muito comum, mas tem cura.

A melhor posição para dormir com o nervo ciático inflamado é deitar-se de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro posicionado entre as pernas, para deixar alinhada à coluna. Ou dormir com a barriga virada para cima, colocando um travesseiro embaixo dos joelhos, deixando-os levemente inclinados.

O nervo ciático pode ser inflamado por uma contratura ou lesão desse músculo — sua pressão sobre o nervo recebe o nome de “síndrome do piriforme”.

NERVO CIÁTICO INFLAMADO SINTOMAS

  1. Apresentar dificuldade para manter a coluna ereta;
  2. Dor ao tossir ou espirrar;
  3. Dor na região do quadril;
  4. Dormência na região da perna;
  5. Incômodo ao ficar em uma mesma posição por muito tempo;
  6. Sensação de queimação.

Quando a crise é muito intensa, é possível ainda que a pessoa sinta dificuldades para movimentar os membros afetados, para se levantar ou andar. “Subir e descer escadas também pode ser bem doloroso. Mas, a intensidade dos sintomas depende do local de compressão do nervo ciático”, comenta a especialista.

O ciático é o maior nervo do corpo humano. Estende-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé (hálux).

Muitas vezes o médico prescreve uma injeção de anti-inflamatórios e relaxantes musculares juntos, por exemplo: Muscoril e Voltaren.

Para amenizar o desconforto gerado pela inflamação no nervo ciático, exercícios de fortalecimento e alongamento podem auxiliar na desinflamação. Tais hábitos proporcionam o fortalecimento dos músculos na região do nervo ciático inflamado, e devolvem a mobilidade anterior.

Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados e encolher a barriga, trazendo o umbigo em direção às costas, e manter essa contração abdominal enquanto respira normalmente; A partir dessa posição deve-se elevar uma perna com o joelho dobrado e manter essa posição durante 5 segundos e então descer a perna.