Quem tem problema no menisco do joelho pode fazer caminhada?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Diversos estudos apontam que não há problema em andar com um menisco danificado porque fortalecem os músculos e ajudam na recuperação após a cirurgia.

O tratamento para lesão do menisco é feito, a princípio, de maneira conservadora com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicações de gelo no local. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.

Pacientes com ruptura de menisco apresentam dor no joelho, alternando períodos de melhora e piora, atividades que envolvam agachamento podem exacerbar a dor. Edema e inchaço também podem estar presentes.

Como é feito o tratamento não cirúrgico da rotura de menisco?

  1. Compressa com gelo;
  2. Medicamentos anti-inflamatórios;
  3. Repouso;
  4. Uso de muletas em alguns casos; e.
  5. Fisioterapia.

Medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno e naproxeno, também podem reduzir o inchaço associado, geralmente novamente o líquido se acumula quando interromper o uso.

O tratamento pode esperar e brincar com a dor, não necessariamente. Se não forem tratadas, as lesões meniscais podem limitar sua capacidade de realizar atividades diárias e participar de exercícios e esportes. Em casos graves, pode levar a problemas de joelho de longo prazo, como artrite.

O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.

Se você sente dores na parte de trás e lateral do joelho especificamente quando tenta fazer movimentos como agachar e girar o corpo, podemos estar diante de um caso de menisco inflamado! O menisco é uma das estruturas mais importantes do joelho por garantir que ele funcione bem independentemente do atrito.

Com certeza é possível não operar uma lesão de menisco. A maioria das lesões são capazes de responder e ter um bom resultado com o tratamento conservador, ou seja, sem cirurgia.

Uma vez que o inchaço tenha diminuído, você pode começar caminhadas curtas de até 30 minutos com joelheiras. É bom caminhar após a cirurgia, mas se a dor for forte, evite. O exercício acelera a recuperação meniscal, portanto, caminhar após a cirurgia é sempre recomendado, a menos que haja dor intensa.

Deve ser realizado o fortalecimento global da musculatura bilateral, incluindo tronco e membros superiores, e não apenas dos membros inferiores, porém o foco é do membro que o menisco está lesionado. Os exercícios de fortalecimento podem ser realizados de forma isométrica e isotônica, com uso de caneleiras e elásticos.

Pessoas que já sofrem dor nos joelhos devem tomar o cuidado de não exercitar-se demais, destacou o dr.

exercícios aeróbicos para pessoas com problema no joelho

  • 1- Caminhada. Começando por um exercício relativamente simples mas que pode fazer a diferença na vida de quem tem problemas no joelho: a caminhada. ...
  • 2- Remo. ...
  • 3- Ioga. ...
  • 4- Ciclismo. ...
  • 5- Natação. ...
  • 6- Subir escadas. ...
  • 7- Hidroginástica (o mais recomendado)

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil. De acordo com o responsável pelos procedimentos no hospital, Wander Edney de Brito, a equipe do HES tem conseguido realizar até cinco cirurgias por dia, produtividade semelhante ao de hospitais de referência para esse tipo de cirurgia.

Meniscos são duas estruturas internas do joelho, formadas por fibrocartilagem, que servem para absorção e distribuição de força e impactos, além de contribuírem para a estabilidade do joelho. Temos um menisco no lado de fora do joelho (lateral), e um no lado de dentro do joelho (medial).