Quem tem problema no estômago pode tomar suco de caju?

Perguntado por: ataveira5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O suco de caju é um bom substituto para o de laranja ou de maracujá, frutas bastante ácidas para o estômago. Também rico em vitamina C, o caju não dá acidez estomacal.

Geralmente as frutas cítricas (ácidas) mais comuns e que estão relacionadas com a piora dos sintomas do refluxo gastroesofágico são limão, laranja, abacaxi, tangerina, maracuja, caju, morango, lima, marmelo, pêssego, uva, jaboticaba, groselha, framboesa, cupuaçú, abiu, acerola, amora, ameixa.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Em excesso, a castanha de caju pode causar diarreias e aumentar os níveis de açúcar no sangue, além de ser extremamente calórica. Já o pseudofruto do caju, embora pouco calórico, é rico em frutose, por isso, requer consumo moderado por quem tem diabetes.

De acordo com a Tabela 2, verificou-se que os sucos integrais de caju apresentaram valores de pH na faixa de 3,17 a 4,06. A acidez expressa em ácido cítrico, situou-se entre os valores de 0,45 e 1,26 g/100 g.

Além de auxiliar na cicatrização de feridas e combate a infecções e inflamações, previne a anemia. Outros minerais encontrados na polpa são o cálcio – que fortalece os ossos do corpo -, o fósforo – que participa do metabolismo de micronutrientes do corpo, e o cobre – que melhora a saúde da pele e dos cabelos.

Como tratar da dor de estômago?

  • Tomar remédios como antiácidos ou anti-inflamatórios, sob indicação médica;
  • Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
  • Praticar algum tipo de atividade física.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Coma pequenas porções de alimentos e distribua as refeições ao longo do dia; Faça as refeições sem pressa, mastigando muito bem os alimentos; Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.

Frutas como melões, bananas, maçãs e peras são importantes em uma dieta para diminuir as chances dos sintomas do refluxo. No entanto, evite frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi, pois, por serem mais ácidas, fazem muito mal para quem está com refluxo.

“Para potencializar o tratamento, devemos diminuir o consumo de alimentos e bebidas que aumentam a secreção ácida do estômago. É indicado evitar a ingestão de café, chá preto, chá mate, chocolate, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, sucos artificiais e frutas ácidas, como laranja, limão e morango.

Suco de Acerola, Maracujá, Pêssego e laranja: Um suco riquíssimo em vitamina C, oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo uma boa opção não apenas para o estômago, mas para todo o corpo!

Chá de hortelã
A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

ARQUIVOS

  1. Chás e ervas. Hortelã e alecrim são dois aliados da boa digestão e também contribuem para minimizar os efeitos da gastrite, já que são considerados calmantes digestivos e diminuem a acidez do estômago. ...
  2. Frutas. ...
  3. Lactobacilos. ...
  4. Caldo de feijão. ...
  5. Legumes e verduras.

De acordo com Thalita, as contraindicações do caju existem para pessoas que apresentam alergia ou intolerância a qualquer componente da fruta. Além disso, o consumo da castanha-de-caju deve ser evitado por pessoas com problemas renais.

Frutas com grande potencial de fermentação também devem ser consumidas em baixa quantidade - a depender do desconforto trazido pelos gases. Algumas delas são: bananas, ameixas, caju, goiaba, morango, melancia.