Quem tem problema no estômago pode tomar água com limão?

Perguntado por: lbelchior . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Além de não provocar o desconforto, a fruta tampouco agrava os sintomas de quem já possui o problema gástrico, garante Anamelia. Ou seja, até mesmo pessoas que já sofrem de gastrite podem tomar limão com água diariamente.

Ainda assim, há contraindicações: algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao ácido cítrico e ter dores de cabeça. E como a Vitamina C ajuda a potencializar a absorção do ferro, pessoas que tem muito ferro no sangue devem tomar cuidado no consumo do limão, adverte a nutricionista.

“Para potencializar o tratamento, devemos diminuir o consumo de alimentos e bebidas que aumentam a secreção ácida do estômago. É indicado evitar a ingestão de café, chá preto, chá mate, chocolate, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, sucos artificiais e frutas ácidas, como laranja, limão e morango.

é verdade ou mito que suco de limão puro cura gastrite? Absolutamente mito. A fruta cítrica e o abacaxi são contraindicados no cuidado da gastrite, assim como bebidas com cafeina e hortelã. Consulte seu especialista para orientações.

Embora seja um fruto ácido, o limão pode ajudar a reduzir queimação estomacal devido ao seu alto teor de ácido cítrico, que ao ser ingerido, é oxidado e funciona como um agente bloqueador do ácido do estômago, comportando-se como um “alcalinizante". isto é, um neutralizante da acidez interna, o que estabiliza o pH.

Sucos de laranja, limão, abacaxi, tomate e maracujá, por exemplo, devem ficar de fora de uma dieta para o tratamento da gastrite. Algumas opções liberadas para fazer um suco para gastrite delicioso são: pera, maçã, abacate, manga, mamão, coco, melão e melancia.

O ato simples e prático pode fazer diferença, já que a fruta é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios. A mistura é composta de 200 mL de água com metade de um limão espremido, sem adoçar.

Hábito importante para pessoas que sofrem de gastrite
Para quem tem esse problema a dica é beber água antes da primeira refeição diariamente para diminuir possíveis desconfortos.

A combinação da água com limão é benéfica para a manutenção da saúde, por ser rica em vitamina C, bioflavonoides (que agem no organismo como potencializadores vitamínicos), cálcio, magnésio e limoneno que, de acordo com estudos, promove a melhora do humor e o alívio do estresse, da queimação e do refluxo gástrico.

5. Melhora a digestão. Algumas pessoas bebem água com limão de manhã como uma forma de laxante diário para ajudar a prevenir a prisão de ventre. Beber água morna com limão ao acordar pode acelerar o sistema digestivo.

Algumas fontes dizem que a água de limão tem um efeito alcalinizante, o que significa que ela pode neutralizar o ácido do estômago, o que pode reduzir o refluxo ácido. No entanto, isso não é apoiado por pesquisas. Algumas pessoas podem achar que beber um copo de água de limão pode melhorar seu refluxo.

Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago. Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas. Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico.

A raiz de alcaçuz é um remédio natural comum para úlceras de estômago e também ajuda a combater o H. pylori. De acordo com um estudo, a raiz não mata diretamente as bactérias, mas ajuda a evitar que elas grudem nas paredes das nossas células.

Exames de histologia, teste respiratório com ureia marcada, teste de antígeno fecal e sorologia também são indicados para a detecção da bactéria. Normalmente, o tratamento envolve a prescrição de antibióticos e, após isso, é realizado um novo exame para verificar se a bactéria foi mesmo eliminada.

Pimenta, páprica, curry, vinagre, molho shoyu, temperos industrializados, catchup, mostarda, maionese, molho tártaro, molho inglês, molho de tomate, molhos prontos de salada, entre outros, ricos em corantes e conservantes, como sucos em pó e salgadinhos, são exemplos de alimentos que podem piorar a gastrite.

Chá de Gengibre
O gengibre contém gingerol, shogaol, zingerona e terpenos, com propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e digestivas. Por isso, o chá de gengibre pode ajudar a reduzir a inflamação da mucosa gástrica, melhorar a digestão e a aliviar a sensação de náuseas e vômitos, sintomas comuns da gastrite.

Medidas para aliviar os sintomas da dor de estômago
Beber água para hidratar e aliviar a digestão; Ingerir pera ou maçã cozida.

Hidróxido de alumínio, sal de fruta, leite de magnésia
Essas medicações atuam neutralizando o ácido no estômago. Devem ser usados simplesmente para controlar a azia.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  1. Água com limão.
  2. Chá de gengibre.
  3. Vinagre de maçã
  4. Chá de camomila.
  5. Suco de babosa.
  6. Betaína.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.