Quem tem problema na coluna lombar pode fazer caminhada?

Perguntado por: dhipolito5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Em relação às dores nas costas, fazer caminhas pode ser uma ótima alternativa. Especialistas sugerem que andar de 30 a 40 minutos por dia podem minimizar dores e incômodos. Sabemos que nem todos tem essa disposição ou tempo, então praticar 3 vezes por semana já traz resultados positivos.

1 – Postura inadequada
Muitas pessoas, querendo fazer uma caminhada com uma cadência mais elevada, ou seja, em um ritmo mais forte, com maior número de passadas, têm a tendência de projetar o corpo para frente. Isso causa maior contração muscular de maneira desequilibrada.

Ter uma rotina de alongamentos e exercícios físicos é importante para o tratamento da dor lombar. Tanto os alongamentos quanto os exercícios físicos, auxiliam no controle da dor e na redução de aparecimento de novos quadros, pois contribuem para a melhora da postura, fortalecimento muscular, flexibilidade e equilíbrio.

Quem tem hérnia de disco lombar pode fazer caminhada e qualquer outro exercício de baixo impacto. Mas antes de qualquer atividade, procure a orientação do seu médico e de um profissional de educação física. O paciente com hérnia pode fazer os treinos na academia ou até mesmo em casa.

Exercício no qual há flexão do tronco para frente, geralmente utilizando uma barra que desliza sobre as coxas. Esse tipo de exercício também não é indicado para quem tem hérnia de disco uma vez que concentrará tensão nas vértebras. Além disso, a musculatura da lombar é diretamente forçada com esse tipo de exercício.

Para quem gosta de exercícios aeróbicos, a caminhada é ideal para quem tem hérnia de disco lombar. Ela é de baixo impacto, mas proteja a coluna com uma postura correta e tênis com amortecimento apropriado.

Outros tipos de exercícios podem ser inadequados, porque causam mais pressão nos ligamentos e nos discos da coluna vertebral, o que pode piorar a dor. Esse é o caso da corrida e de outras atividades que incluem saltos ou saltitos. No entanto, para quem tem dores muito intensas, é preciso procurar uma orientação médica.

Manter quadril, joelhos e pés alinhados. Respirar profundamente. Iniciar a passada com o calcanhar, depois apoiar a planta do pé e por último os dedos. Impulsionar o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas.

A posição fetal diminui a tensão do disco, abre o espaço entre as vértebras da coluna vertebral e impede que a coluna se curve para trás. Isso é benéfico para aqueles com hérnia de disco, já que a hérnia se refere a discos da coluna vertebral excessivamente empurrados para fora de seus espaços.

O que é bom para desinflamar a coluna? Os medicamentos derivados de opióides são os mais indicados para desinflamar a coluna e aliviar dores intensas. Os mais usados são: Codeína, Tramadol, Morfina e Oxicodona.

Aqui estão alguns dos sintomas de coluna lombar inflamada que são os mais comuns:

  • Dor na região lombar que pode se espalhar para as nádegas e pernas;
  • Rigidez na região lombar;
  • Dificuldade em se mover ou ficar em pé;
  • Sensação de formigamento ou dormência nas pernas;
  • Fraqueza muscular nas pernas.

Tratamentos caseiros para aliviar a dor na coluna
A compressa de água quente é uma ótima opção para se fazer em casa, pois o calor faz com que os músculos relaxem, ativando a circulação sanguínea da região, o que ajuda na redução da dor.

A aplicação de calor nas costas pode muitas vezes proporcionar alívio das dores lombares a curto prazo. A aplicação de um saco de água quente na zona também pode ser muito eficaz para o alívio da dor lombar, assim como tomar um duche quente ou um longo e relaxante banho de imersão.

Vários antiinflamatórios não esteroides são eficazes para o tratamento da dor associada a hérnia de disco. Diclofenaco, cetoprofeno, ibuprofeno, naproxeno, piroxican são alguns.

O calçado mais recomendado para evitar dores na coluna é o tênis.

Disco intervertebral L4-L5.
Este disco fornece funções de amortecimento e absorção de cargas para proteger as vértebras contra o cisalhamento e a compressão umas contra as outras durante os movimentos da coluna vertebral.

A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

Tratamento natural
Os principais são: Acupuntura: ajuda a eliminar a dor utilizando pequenas agulhas que são introduzidas em pontos de pressão para provocar uma ação analgésica; Pilates: exercícios para a postura e alongamento realizados no Pilates podem ajudar a estabilizar a hérnia de disco e diminuir a dor.

Há dois tipos de tratamento para a hérnia de disco: cirúrgico ou não cirúrgico. Quando não cirúrgico, o tratamento pode ser feito com uma equipe multidisciplinar (fisioterapia e ortopedia), através de medicamentos orientados por um médico especialista, RPG ou alongamentos específicos para tratar o problema.

A melhor posição para dormir é de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho. O tipo de colchão não deve ser muito duro, nem mole demais. Em geral, devem ser semiortopédicos, porém não há regra. É uma escolha individual.

Hérnia de disco lombar

  • Dor intensa na parte inferior das costas;
  • Dor na região do nervo ciático, que irradia da lombar para a nádega, coxa, perna e calcanhar;
  • Sensação de dormência e/ou formigamento na perna;
  • Cãibras na perna;
  • Sensação de fraqueza na perna e pé.