Quem tem problema de visão sente tontura?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Fique atento aos sinais do seu corpo, porque alguns problemas de visão podem causar tontura. Por exemplo, algumas pessoas com problemas de refração ou presbiopia sentem tontura. Ou seja, pessoas que tem problemas de visão associados à miopia, astigmatismo ou hipermetropia podem ter esse sintoma.

Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:

  1. Tomar um ar. ...
  2. Beber água. ...
  3. Ficar sentado. ...
  4. Deitar e deixar as pernas mais elevadas. ...
  5. Comer alguma coisa salgada. ...
  6. Comer um doce.

O tratamento é com reabilitação vestibular, através de exposição progressiva aos estímulos de movimento visual e ao conflito visuovestibular, além de estímulos optocinéticos. Além disso, é importante o tratamento da doença vestibular subjacente e, às vezes, uso de medicações, como antidepressivos.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

A presença de dificuldade na marcha, falta de coordenação e desequilíbrio, dificuldade para falar, formigamento, dormência ou paralisia na face (em geral de um lado só), escurecimento da visão ou visão borrada pode indicar comprometimento do sistema nervoso central.

A tontura pode ter causas diversas. Aquela que se apresenta ao mudar a posição da cabeça pode estar associada ao labirinto (esta geralmente é rotatória, ou seja, sente as coisas girarem). Já a que ocorre ao deitar e levantar subitamente (com escurecimento de vista) pode ser associada a pressão arterial e a circulação.

Pressão atrás dos olhos, pulsação forte nas têmporas e aversão à luz estão entre os sintomas mais comuns. Quando a dor de cabeça se torna comum no dia a dia, é necessário procurar um médico para buscar a solução adequada.

Quando há a presença de dor de cabeça constante, associada a outros sintomas de desconforto nos olhos, a causa pode ser algum problema ou doença ocular. Algumas situações cotidianas, como a alta exposição às luzes artificiais ou até mesmo a falta do uso de óculos, também podem causar dores de cabeça.

Teste a sua visão

  1. Teste. Coloque-se aproximadamente a 1m do ecrã. Tape um olho com a mão, sem fazer pressão e verifique as imagens abaixo. ...
  2. Teste.
  3. Teste. Coloque-se a aproximadamente a 1m/1,5m do ecrã. Tape um olho com a mão, sem fazer pressão e verifique a imagem abaixo.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

Uma noite de sono ruim interferirá sim nas atividades do dia a dia, com queda da produtividade, queda da atenção e em alguns casos pode gerar tontura. Mas se isso está ocorrendo com frequência o ideal é procurar ajuda médica para saber se há relação entre o sono e a tontura.

Durante uma crise de labirintite, é importante manter-se calmo, geralmente ficar deitado em uma posição confortável (de lado geralmente costuma ser melhor); evitar chocolate, café e álcool; suspender o tabagismo; evitar luzes de forte intensidade; e assim que possível procurar o atendimento médico especializado.

A labirintite impossibilita qualquer ação, posto que a sensação de tontura, perda de visão ou visão turva e a ausência de noção de espaço, são fortes”.

O exame otoneurológico é uma avaliação complementar para ao diagnóstico de labirintopatias, popularmente conhecidas como “labirintite”.

Pacientes que sofrem de ansiedade costumam relatar tonturas durante as crises. Mas ela pode ser permanente em um caso chamado de tontura perceptual ou vertigem fóbica.

A tontura frequente geralmente está associada a problemas no ouvido, como labirintite ou doença de Menière, mas também pode ser um sinal de diabetes, anemia ou até problemas cardíacos.