Quem tem problema de rim pode tomar Amoxicilina?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Usa-se a mesma posologia indicada para pacientes com insuficiência renal grave. A amoxicilina é removida do sangue por hemodiálise (processo que substitui os rins na filtragem sanguínea).

Os aintiinflamatorios esteroidais (conhecidos como corticoides) não prejudicam o rim, mas podem ter outros efeitos colaterias relacionados ao seu uso.

A amoxicilina + clavulanato de potássio em suspensão oral não é recomendável para pacientes com insuficiência renal moderada ou grave.

Risco do medicamento: o uso de amoxicilina é contra-indicado a pacientes com história de reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas; doenças gastrintestinais; mononucleose infecciosa; disfunção renal; na presença de gravidez e lactação. O medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.

Resposta: Depende do problema. Algumas dores de garganta exigem uso de antibióticos, outras não. Sempre tentamos evitar uso de antiinflamatórios em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador, mas isso não é contra indicação absoluta.

Entre os principais medicamentos nefrotóxicos, estão os anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina; os antibióticos, como a penicilina; e os analgésicos de paracetamol, quando ingeridos com frequência e de forma prolongada (meses ou anos).

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

Assim como a dipirona, o paracetamol é um analgésico com pouca atividade anti-inflamatória. Nesse contexto, torna-se uma opção também muito útil para pacientes com histórico de doenças renais.

O anti-inflamatório é, portanto, uma droga contra-indicada em pacientes com insuficiência renal. Outra lesão relacionada aos anti-inflamatórios é a nefrite intersticial, uma espécie de reação alérgica localizada no rim.

Entre os efeitos colaterais mais comuns estão a diarreia, cólicas, náuseas, rash de pele, candidíase vaginal e urticária. Nos paciente com mononucleose, que são confundidos com casos de faringites bacterianas, o uso de amoxicilina costuma causar um rash por todo o corpo.

Amoxicilina combate infecções causadas por bactérias que podem se manifestar nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.

Em casos de insuficiência renal grave (mau funcionamento grave dos rins) o medicamento é contraindicado. Uso em pacientes com insuficiência hepática (mau funcionamento do fígado) O uso de nimesulida é contraindicado em pacientes com insuficiência hepática.

A amoxicilina é usado no tratamento de uma gama de infecções causadas por bactérias, que podem mani- festar-se nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e geni- tal, na pele e nas mucosas.

Usualmente, para infecção urinária, a amoxicilina com clavulanato ou a cefalexina são as primeiras escolhas.

Geralmente os macrolídeos (azitromicina e clindamicina) são boas opções.

Pacientes que recebem hemodiálise
A amoxicilina é removida do sangue por hemodiálise (processo que substitui os rins na filtragem sanguínea). Portanto, uma dose adicional (500 mg para adultos ou 15 mg/kg para crianças abaixo de 40 kg) pode ser administrada durante e no final de cada diálise.

Olá, Medicamentos anti-inflamatórios são potencialmente deletérios a função dos rins e outros órgãos e devem ser realmente evitados na presença de disfunção renal em qualquer grau.