Quem tem problema de rim pode comer pimentão?

Perguntado por: emata . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

O pimentão vermelho é um grande aliado para a saúde dos seus rins! Legenda: Um dos alimentos que mais ajudam na saúde dos rins é o pimentão vermelho. Além de ser pobre em potássio (o que ajuda no funcionamento do órgão), ele também: .

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.

vegetais crucíferos – couve-de-bruxelas, couve, couve-flor, brócolis e repolho possuem fitoquímicos que ajudam na proteção contra inflamações; própolis – é antioxidante, anti-inflamatório e contribui para a melhora do sistema imune; alho – possui alicina, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Porém, vale o adendo em dois casos em que o alimento faz mal: pimentões não são indicados para gestantes, pois podem mudar o gosto do leite materno. Além disso, devem ser evitados também por pessoas com estômago sensível ou com gastrite.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

Cranberries são bem conhecidos por suas propriedades de limpeza, enquanto maçãs, melancias, frutas cítricas, alho e cebola são excelentes fontes de vitaminas e minerais que ajudam a manter seus rins em forma de ponta.

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

Por outro lado, é fundamental retirar da alimentação abacate, açaí, água de coco, banana-prata, damasco, figo, goiaba, graviola e demais frutas com alto índice de potássio. A adoção de uma dieta para pacientes com doença renal crônica é importante para a manutenção da saúde e auxílio do tratamento.

Reduzir o consumo de proteínas animais, como carne vermelha, frango e peixe diminui os níveis de creatinina no corpo.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí. A insuficiência renal é um problema que traz preocupação para as pessoas.

Consuma bastante água
Tomar muita água é fundamental para auxiliar a purificação dos rins. Um adulto deve ingerir em média dois litros de água por dia, fora outros líquidos saudáveis como sucos e chás. A ingestão de pouco líquido resulta em rins sobrecarregados e sem condições de realizar o processo de filtração.

– Os demais vegetais, tais como: chuchu, espinafre, couve-flor, quiabo, berinjela, vagem, brócolis, batata, mandioca, abobrinha, podem ser ingeridos à vontade se forem cozidos sem casca, cortados em pequenos pedaços e em boa quantidade de água, sendo que esta água deve ser desprezada.

O brócolis e a couve-flor são alimentos ricos em ácido fólico e vitamina C. Todos os vegetais crucíferos — ricos em enxofre — são essenciais para manter os rins saudáveis ou quando estão lentos. Vale mencionar também que a couve-flor é um alimento rico em compostos anti-inflamatórios e em fibras.

Além disso, podem conter uma substância picante, a capsaína, que não só irrita as terminações nervosas das mucosas, como também pode provocar anestesia, pela sua aplicação repetida e duradoura. Pessoas com estômagos sensíveis também devem evitá-los, pois requerem uma longa digestão se fritos ou picantes.

Repleto de vitamina E, carotenoides e betacaroteno, auxilia na prevenção de doenças como catarata e câncer de próstata, de pulmão, de intestino e de garganta. É fonte de vitaminas B, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, ácidos graxos insaturados e flavonoides, estes últimos com ação antioxidante.

Parente adocicado da pimenta, o pimentão é rico em nutrientes que proporcionam diversos benefícios à saúde

  • 1.1. Ajuda a prevenir o câncer.
  • 1.2. Saúde ocular.
  • 1.3. Alivia condições inflamatórias e artrite.
  • 1.4. Previne a anemia.
  • 1.5. Aumenta a imunidade.
  • 1.6. Favorece o sono.
  • 1.7. Reduz o colesterol.
  • 1.8. Alivia a dor.

Potássio – apesar de saudáveis, algumas frutas, legumes e verduras entram no grupo de alimentos que prejudicam os rins por serem ricos em potássio, a exemplo da banana, da cenoura e das folhas da beterraba. A dica é descascá-los e deixá-los de molho antes de cozinhá-los.

Durante a diálise, é importante consumir as proteínas, porém é necessário controlar a quantidade consumida. A principal fonte deve ser de origem animal, como carne de frango, peru e clara de ovo, porque é melhor tolerada pelo organismo.

Melancia previne problemas renais: A melancia é uma rica fonte de potássio, que é útil para corpo desintoxicar as toxinas a partir do rim. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim tornando eficiente. Além disso o alto teor de água na Melancia ajuda no bom funcionamento dos rins.

Suco de limão, laranja e melão
Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais. Além disso, beber uma xícara de suco fresco por dia pode contribuir para a ingestão de líquidos diária recomendada e, assim, melhora a saúde em geral.

  • Melancia Flush. 4 xícaras de melancia fresca, picadas. 1 Punhado de manjericão fresco. ...
  • Salsa Purificadora. ½ xícara de salsa fresca. 2 talos de aipo (salsao) ...
  • Dandy love. 3 folhas dente-de-leão. 1/2 maçã verde. ...
  • Rabanete. 2 xícaras de rabanetes, picados. ...
  • Green. 1 Punhado de espinafre. ...
  • Green power. 1/2 cabeça de repolho vermelho.