Quem tem problema de rim pode comer fígado de boi?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Há alimentos ricos em fósforo que podem ser evitados porque não farão falta ao organismo. São eles: – Outras carnes: sardinha, atum, miúdos de frango, fígado de boi, lingüiça, salsicha, presunto, mortadela, salame.

As carnes têm carga ácida e o melhor é dar preferência aos peixes e às carnes brancas. “Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado.

Confira o que deve ficar fora da lista de consumo: Queijos; Miúdos (moela, fígado, coração, sarapatel, dobradinha, chouriço);

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial. Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

MANERE NAS PROTEÍNAS: Uma dieta muito rica em proteína animal (vaca, frango, porco e peixe) também aumenta o risco de formação de cálculos renais, além de também poder ser prejudicial a saúde do seu coração.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

As pessoas com distúrbios renais que estão em tratamento podem fazer o consumo de carboidratos (arroz, macarrão, pão) pois fornecem a energia necessária para o dia a dia. Porém, é importante controlar a quantidade de proteínas, sódio e potássio que são ingeridas.

Os chás que valem a pena conferir são os de folha de urtiga e raiz de dente-de-leão. A ideia é que esses chás estimulam os rins e causam um aumento da produção de urina. Como tal, mais creatinina pode ser eliminada do corpo.

O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí.

Por outro lado, é fundamental retirar da alimentação abacate, açaí, água de coco, banana-prata, damasco, figo, goiaba, graviola e demais frutas com alto índice de potássio.

- Repolho: Fonte natural de vitaminas, esse vegetal possui baixo teor de potássio, sendo uma ótimo aliado para a prevenção de problemas renais. Consumir o repolho cru acompanhando saladas, por exemplo, é um ótimo complemento para a dietas de diálise.