Quem tem problema de rim pode comer chocolate?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O chocolate pode piorar as condições do cálculo renal justamente por conter o oxalato em sua composição. Vale lembrar ainda que, além do chocolate, espinafre, beterraba e algumas oleaginosas também são exemplos de alimentos ricos na substância e merecem atenção caso a pessoa apresente um quadro de pedras nos rins.

Na dieta para problemas renais é importante controlar a ingestão de proteínas, como frango, feijão, peixe e ovo, pois o seu consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, favorecendo a ocorrência de sinais e sintomas, como dor nas costas, cansaço, dor ao urinar ou vontade frequente de urinar.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Alimentos que fazem mal para os rins

  • Industrializados. O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. ...
  • Açúcares e carboidratos. ...
  • Proteína animal. ...
  • Alimentos ricos em fósforo e potássio.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Somente doces que contenham adoçante culinário (e não açúcar comum) e se o doce não for feito com leite, ovos, ou outra fonte proteica, deve ser calculado minuciosamente na dieta. Pacientes renais crônicos, em tratamento conservador, devem ter uma dieta controlada em proteínas, sal, potássio, entre outros.

O consumo de alimentos ricos em açúcar e carboidratos pode corroborar para o sobrepeso, que também impacta na saúde renal, pois os rins precisam trabalhar mais para dar conta de filtrar o sangue e manter o equilíbrio nutricional do organismo. Esses ingredientes são mais perigosos para quem sofre com diabetes.

Não há contra-indicação na ingestão de leite em pacientes portadores de cálculo renal.

Com isso, podemos dizer que mesmo as pessoas com problemas renais, como também as pessoas que não têm problemas renais, devem ter muito cuidado com o consumo excessivo de açúcar e de alimentos que o contém como bolos, tortas, bolachas, sorvetes, etc.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

- Batatas: Pode ser a tradicional batata inglesa ou a batata doce, não importa. Esses tubérculos, são alimentos repletos de vitaminas e minerais que ajudam a combater os cálculos renais. O amido, substância encontrada em grande quantidade nesses vegetais, também auxilia nas funções renais, purificando o órgão.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

Para os pacientes renais crônicos, é importante evitar alimentos processados que contêm aditivos à base de fósforo (Ácido fosfórico, polifosfato, pirofosfatos), como: Alimentos semi-prontos: hambúrguer, lasanha, pizza, nuggets. Salsicha, presunto, salame, mortadela, calabresa.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Existem plantas para chá que fazem mal aos rins e que você deve evitar na hora de tratar problemas de rins. Geralmente as plantas que fazem mal para os rins contêm uma substância chamada 'oxalato'.
...
Confira esta lista de chás que fazem mal para os rins:

  • Chá verde.
  • Chá preto.
  • Chá mate.
  • Chá de carambola.
  • Chá de hibisco.

Leite, Iogurtes e derivados: O rim é responsável pela Vitamina D que ajuda a absorção de cálcio nos ossos, além disso, a própria ingestão de cálcio em quantidades moderadas (1000 mg e 1200 ao dia) ajudam a prevenir a formação de pedras nos rins, ao contrário do que alguns acreditam.

Para evitar complicações, as pessoas com alguma insuficiência renal devem evitar alimentos ricos em potássio, como as frutas cítricas. “Laranja, limão, abacaxi, tangerina e até a rúcula têm alto teor de potássio", diz o nefrologista Michel Assbú.

As pessoas com distúrbios renais que estão em tratamento podem fazer o consumo de carboidratos (arroz, macarrão, pão) pois fornecem a energia necessária para o dia a dia. Porém, é importante controlar a quantidade de proteínas, sódio e potássio que são ingeridas.