Quem tem problema de refluxo pode comer banana?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 30 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

Temos ainda a seleção das frutas, que são sempre uma ótima recomendação para qualquer dieta. No caso de quem sofre da doença do refluxo gastroesofágico, prefira as não cítricas, como banana, maçãs, pêras, mamão e goiaba. Considere também que nem todos os tipos de gorduras fazem mal ao nosso organismo.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

E por ser fonte de cálcio, magnésio e potássio, o consumo da fruta alivia os sintomas do refluxo ácido, problema que ocorre quando o ácido do estômago sobe para o esôfago. Uma maçã depois de uma refeição ou antes de dormir neutraliza este ácido, criando um ambiente alcalino no estômago.

Frutas: são ricas em fibras e outras substâncias amigas do estômago. Dê preferência às menos ácidas, como banana, maçã e mamão. Leguminosas: grão-de-bico, feijão e ervilha têm poucas calorias e muita fibra.

– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Como tratar o refluxo?

  1. Perder peso;
  2. Evitar alimentos que predispõem ao refluxo;
  3. Fracionar a dieta (menores quantidades em intervalos menores);
  4. Evitar ingerir líquidos com as refeições;
  5. Evitar deitar de 2 a 3 horas após uma refeição.

Assim como em todo tratamento, a primeira alternativa para curar o refluxo é a ingestão de medicamentos. Os remédios para refluxo gastroesofágico, como os antiácidos ou protetores gástricos, ajudam a reduzir os sintomas do refluxo como sensação de queimação do estômago, além dos demais sintomas anteriormente citados.

3# Tomar água com limão
Quando o limão entra em contato com o organismo, ele se torna alcalino. Isso ajuda a amenizar a acidez do suco gástrico.

A ingesta de bolo e pudim não serão a melhor opção nutricional pelo excesso de açúcar e conforme ingredientes a base de molhos picantes, molho de tomate, cafeína, gorduras ou condimentos pode estimular o refluxo gastroesofágico, sendo recomendado consumo moderado .

Laticínios. Não há proibição de leite e outros produtos lácteos, mas ao comer queijo, selecione opções mais suaves e menos gordurosas, como cream cheese, brie e ricota. O iogurte também pode ser uma boa opção.

Evite o consumo de alimentos ricos em carboidratos simples como macarrão, pão, doces em calda, chocolates, goiabadas, cocada, leite condensado, pois eles podem potencializar os sintomas de refluxo.

Ainda não existe nenhuma dieta específica para DRGE comprovada, mas alguns alimentos podem ajudar a aliviar ou evitar os sintomas como: frutas não cítricas, proteínas magras como ovo e alguns cortes de carne, como o patinho e o filé mignon, de preferência os grelhados ou assados, carboidratos complexos como arroz ...

Devem ser evitados alimentos cítricos, apimentados e possam causar algum desconforto intestinal (como repolho, brócolis, batata doce e melão), cebola, feijoada e frituras em geral.

Chás. Os chás podem ajudar no alívio dos sintomas do refluxo. Entre os mais utilizados, estão os feitos com gengibre, espinheira-santa, alcaçuz, camomila e açafrão-da-terra.

Quem tem refluxo pode beber água antes de dormir? A ingestão de água antes de dormir é contraindicada para quem sofre de refluxo gástrico. Afinal, pode ajudar a provocar aquele incômodo que as pessoas com essa condição conhecem bem.

Coma pequenas porções de alimentos e distribua as refeições ao longo do dia; Faça as refeições sem pressa, mastigando muito bem os alimentos; Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.

Legumes como alcachofra, pepino, abóbora e aspargo possuem propriedades que também ajudam a cuidar do trato digestivo. Amêndoas, água de coco, vinagre de maçã, gengibre, salsa e erva-doce são outros alimentos que não devem faltar na dieta para pacientes com refluxo gastroesofágico.

Os ovos também têm proteína e o abacate, fibras que nos saciam por mais tempo. Por isso, ambos podem ser consumidos por quem tem refluxo. Mas evite carne vermelha, embutidos e frituras para manter os sintomas longe!

Grão-de-bico, feijão e ervilha são boas opções. Ajudam a melhorar a digestão e equilibrar a acidez estomacal. As carnes vermelhas possuem maior teor de gordura. Portanto, prefira as carnes magras, como frango e peixes.