Quem tem problema de próstata pode comer carne de porco?

Perguntado por: lmaia6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Vários estudos sugerem que comer muita carne vermelha (boi, porco, cordeiro e vitela) e processada (salsichas, bacon, salame, carnes enlatadas, presunto) pode aumentar o risco de desenvolver câncer de intestino e de próstata.

Sim, faz mal. Existem crenças populares sobre isso e realmente existem alimentos pró-inflamatórios. O que isso quer dizer? Existem alimentos que facilitam a inflamação: crustáceos, carne de porco e bacon.

Pode ter relação com uma infecção bacteriana. Esse tipo de prostatite é causada na maioria das vezes por bactérias encontradas no trato urinário ou no intestino grosso, como a Echerichia coli, que são os agentes mais frequentes pela prostatite bacteriana. Outras vezes a causa é desconhecida.

Alimentos à base de licopeno, pigmento avermelhado presentes em vegetais e frutas como goiaba, tomate, melancia, rabanete, colaboram para a prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares, atua como poderoso antioxidante, ou seja, neutraliza radicais livres, agentes produzidos em excesso pelo nosso corpo que ...

A goiaba e o tomate podem ser consumidos em forma de suco sem açúcar ou em molho. “O licopeno é potencializado com o calor, juntamente com uma gordura boa, como o azeite cru, por isso, molho de tomate ou goiaba são ótimas opções”, explicou a nutricionista.

Olá! A alimentação com ovos não causa prostatite, a sua causa é devido a uma infecção por bactérias e o seu tratamento é feito com antibióticos.

suco de tomate

Para manter a saúde da próstata pode-se consumir suco de tomate, que além de vitamina C, ácido fólico, ferro e outros minerais é um vegetal bastante rico em licopeno que ajuda a combater a inflamação da próstata, tornando o tomate num alimento funcional.

Homens que mantiveram três horas ou mais dos chamados equivalentes metabólicos por semana – que equivalem a correr, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis por meia hora por semana – apresentaram risco 35% menor de mortalidade geral do que os demais.

Os alimentos à base de soja contêm isoflavonas, que podem retardar o crescimento das células cancerígenas e reduzir os níveis de PSA em homens com câncer de próstata. Os países com elevado consumo de soja têm níveis muito mais baixos de câncer de próstata que nos Estados Unidos.

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

Embora a carne de porco não faça mal para a saúde, não deve ser consumida em excesso, principalmente se forem as partes mais gordurosas do animal.

Suínos X Bovinos
Em relação a quantidade de minerais, a carne bovina contém mais ferro, zinco e cobre, porém a carne suína tem mais potássio, magnésio, fósforo e menos sódio que a carne de vaca. Já em relação às vitaminas, a carne de porco é mais rica em B1, B2 e vitamina E.

Carne de porco

Também chamados de “alimentos carregados”, o que os reimosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e gordura animal. Carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos encabeçam a lista.

Dor no abdómen e inguinal (“virilha”); Dor/desconforto no pénis, testículos e zona do períneo (entre o escroto e o recto);

Os principais órgãos atingidos por metástases do câncer de próstata são os ossos. Alguns pacientes podem apresentar lesões pelo tumor na coluna ou quadril provocando dor local. Muitas vezes, a dor nessas partes do corpo são confundidas com dores musculares, não recebendo a devida importância.

Sinais e Sintomas do Câncer de Próstata

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Vegetais verde-escuros
Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata. Isso acontece porque eles são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células.

Vegetais verde-escuros: Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata, pois são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células; 4.

Algumas das substâncias usadas mais populares são:

  • Casca de pygeum;
  • Serenoa repens (saw palmetto);
  • Sementes de abóbora;
  • Urtiga;
  • Licopeno (encontrado em muitas frutas, como o tomate).