Quem tem problema de pressão alta pode tomar sinvastatina?

Perguntado por: dalvim . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Pode sim. A losartana, normalmente é prescrita de 12 em 12 horas e a sinvastatina a noite.

Este medicamento tem como uma de suas indicações a redução do risco cardiovascular, em outras palavras, diminuir a sua chance de sofrer um infarto ou AVC. Por outro lado pode apresentar efeitos colaterais e não está indicação para todas as pessoas.

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Os principais efeitos colaterais da sinvastatina são dores musculares, miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa (inflamação do fígado). Esses efeitos podem ser monitorados pelo acompanhamento médico e dosagem de exames de sangue se forem necessários.

Não havendo o controle dos níveis do colesterol ocorre risco de doenças cardiovasculares, pressão alta e entupimento das veias, podendo causar infarto e derrame (AVC).

A sinvastatina pode dar tonturas e ânsia de vômito? Pode sim. Oriento que relate ao médico que prescreveu para trocar ou avaliar a real necessidade de uso.

A sinvastatina reduz de forma significativa os níveis do mau colesterol (colesterol LDL) e dos triglicérides e aumenta os níveis do bom colesterol (colesterol HDL). Ao tomar sinvastatina e fazer dieta, você estará controlando a quantidade de colesterol que ingere e a quantidade que seu organismo produz.

Depois de quanto tempo fazendo uso de sinvastatina, o colesterol começa a baixar? Começa a baixar logo, mas geralmente o efeito pleno só é atingido depois de vários dias, por isso geralmente quando iniciamos o uso do medicamento repetimos o exame de sangue depois de 60 dias.

Não emagrece. Seus efeitos colaterais mais comuns são dores musculares, toxicidade muscular e hepática. Ainda assim, se bem indicada, é uma medicação com ótima relação entre benefício e risco, pois é capaz de prevenir eventos cardiovasculares, como infartos e AVC.

Sinvastatina dá sono? Pode ser que algumas pessoas tenham sono como um dos efeitos colaterais mais comuns da Sinvastatina, porém, é indicado que converse com seu médico para verificar potenciais causas ou alterações no organismo.

As dores musculares acontecem porque esses remédios bloqueam a produção, não só do colesterol, mas também da coenzima Q10. Ambos são produzidos no fígado. A coenzima Q10 é necessária para a produção de energia nas células, incluindo as musculares.

Em geral, as estatinas de curta duração de ação devem ser tomadas à noite, facilitando uma maior concentração de fármaco durante o pico da síntese de colesterol endógeno.

A sinvastatina, por ser uma medicação que tem um efeito no organismo relativamente curto, deve ser tomada à noite para que seu pico de ação coincida com o momento em que a produção de colesterol no organismo é maior. Atenciosamente.

Não, a sinvastatina não é contra indicada em pacientes com esteatose hepática. Há inclusive estudos que sugerem ser um medicamento benéfico nessa situação.

Em pacientes com diabetes, Sinvastatina reduz o risco de desenvolvimento de complicações periféricas macrovasculares (um composto de procedimentos de revascularização periférica, de amputações dos membros inferiores ou de úlceras das pernas).

1 - Carnes magras: Frango e diversos tipos de peixes são os mais indicados para consumo, pois têm menos gorduras em sua composição. Os pescados que possuem o ácido graxo ômega 3, como salmão, atum e bacalhau, por exemplo, são os mais indicados, pois esse nutriente auxilia no controle do colesterol e dos triglicerídeos.

Grãos e cereais integrais são alimentos que ajudam a baixar a pressão, pois seu alto conteúdo de fibras reduz a absorção das gorduras pelo organismo e favorece um equilíbrio nas taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL).

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

A Food and Drug Administration (FDA) disse que os médicos devem ser cautelosos ao prescrever sinvastatina para pacientes que já tomem amiodarona, um medicamento para arritmia cardíaca. O perigo é maior para pacientes que tomem mais de 20 miligramas por dia dos medicamentos para colesterol, disse a agência.