Quem tem problema de pressão alta pode tomar chá de manjericão?

Perguntado por: rmoreira2 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

É preciso apenas ter em mente não exagerar na quantidade de chá de manjericão. Isso porque, quando em excesso, a bebida pode aumentar a pressão arterial, a ansiedade e causar taquicardia. Além disso, o chá pode sobrecarregar os rins e causar sérios danos ao órgão em grande quantidade.

Modo de preparo:
Lave bem as folhas enquanto ferve a água. Quando a água começar a borbulhar no fogo, desligue. Agora é só colocar as folhas dentro e deixar em infusão por 5 minutos e estar pronto para consumo.

O manjericão santo parece ser seguro para a maioria das pessoas quando tomado por via oral por, no máximo, oito semanas. Porém, o manjericão santo pode causar efeitos colaterais como náusea ou diarreia.

São elas a passiflora, a valeriana, camomila, erva cidreira, capim-limão, louro, oliveira, entre outras. Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias.

O gengibre pode ser usado, porém com moderação assim como a canela. Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

Manjericão faz bem ao coração e ajuda a tratar aftas; veja benefícios.

Sua ação anti-inflamatória proporciona uma melhora na respiração, prevenindo a ocorrência de gripes, resfriados e demais infecções que podem atingir o sistema respiratório. Não só, as folhas de manjericão possuem propriedades antibacterianas. Assim, o chá ajuda na eliminição de muco nas vias respiratórias.

O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite. A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão.

Evite carnes gordurosas, principalmente embutidos (linguiça, paio, salsicha, toicinho defumado). Evite conservas como picles, azeitona, patês e palmito e enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha. Evite carnes artificialmente salgadas como bacalhau, charque, carne-seca e defumados.

A alimentação, nesse caso, deve ser bem controlada. É importante evitar alimentos muito gordurosos, como frituras e doces, além de salgados.

Pode tomar chá de manjericão antes de dormir? Sim! O manjericão possui propriedades relaxantes que ajudam a induzir o sono. Por isso, se você tem problemas para dormir, tomar uma xícara de chá antes de ir para a cama pode ser uma boa pedida.

Quantidade recomendada. Existe pouca informação sobre a dosagem segura ou eficaz do manjericão. Normalmente é usado 10 a 20 ml de suco de folhas frescas de manjericão uma vez ao dia ou chás com a infusão de 2 gramas de manjericão fresco ou erva seca em água fervente duas vezes ao dia.

“Mas o ideal é esperar uma hora depois de comer para tomar a bebida, pois alguns estudos mostram que o chá pode inibir a absorção de alguns nutrientes”, complementa.

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.

O suco de laranja é um ótimo remédio para pressão alta, pois é rico em vitamina C e potássio, importantes para a manutenção de uma pressão arterial saudável.

Principais propriedades da Erva Cidreira: Antiespasmódico, estomáquico, digestivo, calmante, ansiolítico, sedativo, antidepressivo suave, anticonvulsivante suave, carminativo, relaxante, alivia os efeitos da pressão alta (faz baixar a pressão) e asma.

Também destaca que os chás ou fitoterápicos não devem ser utilizados ao mesmo tempo com medicamentos. Procure tomar seu remédio uma hora antes ou duas horas após a ingestão de plantas ou fitoterápicos.