Quem tem problema de pressão alta pode tomar chá de hortelã?

Perguntado por: isales . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.

O gengibre pode ser usado, porém com moderação assim como a canela. Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

A hortelã ajuda a melhorar a circulação sanguínea, uma vez que pode diminuir a quantidade de colesterol e gorduras presentes nas veias. E com o sangue circulando livremente, reduz-se os riscos de problemas cardiovasculares (como infartos, AVCs e insuficiência cardíaca).

Uma excelente alternativa caseira para controlar a pressão arterial é consumir o suco de limão com água de coco, pois esse suco possui propriedades diuréticas que auxiliam na regulação da pressão arterial.

Não é recomendado para pessoas com problemas de hipertensão, pois pode elevar a pressão arterial, e, em consumo excessivo, pode levar a problemas gastrointestinais.

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.

suco de laranja

Uma nova pesquisa publicada no European Journal of Nutrition descobriu que o suco de laranja integral reduz a pressão arterial sistólica em adultos com pré-hipertensão ou estágio 1. Mais de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de hipertensão, um dos principais fatores para doenças cardíacas e mortalidade.

O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

Também destaca que os chás ou fitoterápicos não devem ser utilizados ao mesmo tempo com medicamentos. Procure tomar seu remédio uma hora antes ou duas horas após a ingestão de plantas ou fitoterápicos.

Principais propriedades da Erva Cidreira: Antiespasmódico, estomáquico, digestivo, calmante, ansiolítico, sedativo, antidepressivo suave, anticonvulsivante suave, carminativo, relaxante, alivia os efeitos da pressão alta (faz baixar a pressão) e asma.

valeriana

O chá de valeriana é um excelente chá para o coração acelerado, pois ele tem substâncias calmantes que ajudam a reduzir a frequência dos batimentos.

Quem não deve usar
A hortelã deve ser evitada por pessoas com refluxo grave ou hérnia de hiato, além de grávidas, mulheres a amamentar e crianças com menos de 5 anos.

Segundo a nutricionista Aline Petrilli o chá não é indicado para pessoas que têm alterações graves na vesícula devido a atividade colagoga, de estímulo de contração da vesícula biliar, do hortelã. Assim como o chá deve ser evitado por grávidas, lactantes e crianças menores de 5 anos.

É útil contra infecções de garganta. Seu cheiro forte ajuda na limpeza da traquéia e remove o bloqueio nariz e congestões respiratórias. e tem excelente benefcícios conta a asma por causa do seu aroma. Benefícios da Hortelã para a pele: A Hortelã é muito benéfico para a pele.

Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a comercialização de um genérico com nome complicado para o tratamento da pressão alta. Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS.

3. Diminuição da pressão arterial. Quem sofre de pressão alta e dorme de costas ou de bruços deveria considerar dar uma viradinha e dormir de lado. Existem bastantes evidências de que quem faz essa transição de posição para dormir consegue reduzir a pressão.

Tratar problemas digestivos
Por atuar como um relaxante para os músculos do estômago e intestino, o chá de hortelã ajuda a diminuir as contrações que causam dor e mal estar. Esta bebida também ajuda a reduzir náuseas, vômitos, inchaço abdominal e gases.

Outro uso interessante da erva é no alívio de náuseas e enjoos, justamente graças as propriedades que aliviam as contrações do estômago. Para obter todos esses benefícios, o ideal é beber de 1 a 2 xícaras de chá ao dia. Ademais, a hora de ingerir a bebida faz toda a diferença.

3 – Chá de camomila
Conforme a nutricionista do Sesi MT, Roberta Sanches, estudos já têm apontado que o chá pode diminuir a pressão do sangue no corpo e, também, pode vir a proteger as funções renais do organismo. Modo de preparo: Basta ferver 1 xícara de chá de água e 2 ou 3 colheres (chá) de camomila, por 3 minutos.

A hortelã-pimenta é conhecida por aliviar problemas digestivos. Tomar chá de hortelã-pimenta à noite pode ajudar na digestão e evitar desconfortos estomacais que podem perturbar o sono.