Quem tem problema de nervo ciático tem cura?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Dor ciática tem cura, mas o importante é que o caminho certo seja trilhado. A compreensão de que se trata de uma batalha e de que precisamos ter coragem e, às vezes, paciência, é importante.

A dor no ciático dura cerca de seis semanas. Quando isso não acontece, existem tratamentos com anti-inflamatório e analgésico, radiofrequência, injeção de anestésico, fisioterapia analgésica (dor crônica) e fisioterapia fortalecedora (após a dor crônica).

A dor no nervo ciático surge se houver inflamação, lesão ou compressão desse tecido. É uma condição bem incômoda e constante, que pode limitar movimentos e gerar sofrimento. Quem passa por isso sente muita sensibilidade nas pernas e encontra dificuldade para sentar, andar e até deitar.

Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e consequentemente a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras). Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo).

O médico ortopedista especialista em coluna é quem faz o diagnóstico e tratamento, que vai desde uso de medicações anti-inflamatórias e fisioterapia até cirurgia, nos casos mais graves.

Por fim, na persistência da dor por mais de 6 semanas ou incapacidade do paciente por alta intensidade dolorosa e/ou déficit neurológico, com o diagnóstico preciso da causa responsável pela compressão do nervo ciático, é indicado o tratamento cirúrgico.

O ciático é o maior nervo do corpo humano. Estende-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé (hálux).

Não existe tempo limite para a recuperação dos nervos sensitivos, mesmo após anos eles podem ser reconstruídos. Já os nervos motores (que controlam músculos) devem ser tratados em até um ano, após isso, há uma atrofia definitiva da musculatura.

Para amenizar o desconforto gerado pela inflamação no nervo ciático, exercícios de fortalecimento e alongamento podem auxiliar na desinflamação. Tais hábitos proporcionam o fortalecimento dos músculos na região do nervo ciático inflamado, e devolvem a mobilidade anterior.

A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco. O objetivo da injeção epidural é aliviar a dor e, ás vezes, algumas infiltrações são suficientes.

A fisioterapia do nervo ciático engloba a utilização de algumas técnicas fisioterapêuticas manuais, e também eletroterapia, fototerapia e termoterapia. Os objetivos do tratamento são reduzir o processo inflamatório e aumentar a amplitude dos movimentos e também a força muscular.

A dor no nervo ciático é uma dor lombar de leve a intensa que pode irradiar para a perna esquerda ou direita. Essa dor pode ser agravada por certos movimentos, como torcer, dobrar ou tossir. Esse sintoma pode ser acompanhado de dormência, formigamento e fraqueza muscular.

No entanto, algumas condições devem ser avaliadas com urgência em razão da possibilidade de sequelas permanentes no nervo ciático ou abordagem cirúrgica. São sinais e sintomas de alarme associados à dor ciática: Perda de força nos membros inferiores. Perda de peso.

Não é necessário repouso físico. Na verdade, atividades que não sobrecarregam a coluna, como natação, fisioterapia e pilates costumam dar boa resposta.

Dificuldade ao andar e em manter a coluna ereta. Dor que piora ao ficar muito tempo parado em uma mesma posição sentado ou em pé. Dores pela extensão do nervo ciático em geral. Fraqueza na perna dolorida.

Tipos de Cirurgia para Ciática
A cirurgia para ciática é realizada para aliviar a pressão sobre os nervos e aliviar a dor. As opções de cirurgia mais comuns incluem microdiscectomia e laminectomia. Existem semelhanças e diferenças entre as preparações, processos e recuperações para essas operações.