Quem tem problema de intestino pode comer tapioca?

Perguntado por: edias6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Prisão de ventre é extremamente desconfortável e a tapioca pode ajudar a diminuir os transtornos que ela causa. O alimento ajuda a regular o trânsito intestinal, ao mesmo tempo que previne inflamações e dores abdominais.

São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Quem possui constipação intestinal crônica deve evitar a tapioca, além daqueles que são alérgicos a mandioca e não podem consumir o alimento.

Alimentos como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite (no caso de intolerantes à lactose) costumam causar uma sensação de estufamento e inchaço.

Por isso, a dieta se baseia no consumo de vegetais cozidos, carnes magras, frutas sem casca e cozidas, de preferência, e cereais sem glúten, como flocos de milho e aveia, por exemplo, pois são mais fáceis de digerir e ajudam a aliviar a inflamação do intestino.

“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B, enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos”, comenta.

Porém, além das trocas no recheio, existe outra maneira de tornar a tapioca mais saudável: incluindo o ovo no seu preparo. Normalmente feita usando apenas a fécula de mandioca, nessa versão é possível incluir o ovo também. Dessa forma, ela passa a ser chamada de crepioca, ou seja, a mistura entre o crepe e a tapioca.

Outra boa alternativa pra deixar a tapioca super saudável é adicionar cereais e sementes à goma. Algumas opções são aveia, a chia e a linhaça – basta colocar pelo menos uma colher de sopa de qualquer um desses alimentos no meio da massa antes de levar à frigideira.

A doença inflamatória intestinal é caracterizada por inflamação crônica nos intestinos, causando sintomas como dor abdominal, constipação e diarreia alternadas, perda de peso, febre e fadiga extrema.

Cereais integrais: farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, pão integral, arroz integral. Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, soja. Hortaliças: berinjela, brócolis, vagem, aspargo, alcachofra e verduras, preferencialmente cruas como chicória (escarola), alface, rúcula.

Comidas gordurosas. As comidas ricas em gorduras saturadas — popularmente conhecidas como “gorduras ruins” — são de difícil digestão. Elas sobrecarregam o intestino, causando gases, inchaço na barriga, prisão de ventre ou diarreia.

Doces açucarados
Alimentos açucarados são muito conhecidos por causar constipação intestinal, consequentemente o ressecamento nas fezes. Isso porque o açúcar e a gordura, dois ingredientes muito presentes em doces, são de difícil digestão, o que pode impactar diretamente o trânsito intestinal, tornando-o mais lento.

Como a grande maioria das pessoas costumam comer tapioca acompanhada de algum ingrediente, é fundamental analisar se esses alimentos escolhidos para o recheio também podem influenciar na prisão ou soltura do intestino. Uma boa dica é acrescentar à massa de tapioca, uma colher de sopa de semente de linhaça.

Veja abaixo alguns alimentos que contribuem para regular o intestino e cuide da sua saúde.
...
Para isso, as verduras são excelentes:

  • Quiabo. ...
  • Vagem. ...
  • Brócolis. ...
  • Aspargos. ...
  • Couve manteiga. ...
  • Espinafre.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Veja exemplos de chás que podem combater os gases intestinais:

  1. Chá de erva-cidreira. Erva-cidreira - Imagem: Pixabay. Ingredientes. 1 colher (de sopa) de folhas secas de erva-cidreira; ...
  2. Chá de gengibre. Chá de gengibre - FREEPIK. Ingredientes. 1 cm de raiz de gengibre; ...
  3. Chá de camomila. Chá de camomila - Freepik. Ingredientes.

Abacaxi. A fruta é rica em vitamina A e B1 e ácido ascórbico, que ajuda no processo de controle à inflamação. O abacaxi também tem alta concentração de água e fibras — o que auxilia no processo digestivo.

Uma dieta variada e rica em fibras é importante para um microbioma saudável, disseram as especialistas. A microbiota adora alimentos com muita fibra, como frutas e legumes, disse Elizabeth. A fibra não é bem digerida no estômago e tende a ser decomposta mais pelos microrganismos, e se move pelo intestino, acrescentou.