Quem tem problema de gastrite pode tomar suco de abacaxi?

Perguntado por: eramos6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Alimentos ácidos ou cítricos não são indicados para pessoas com gastrite, uma vez que eles podem aumentar a inflamação no estômago e agravar os sintomas dessa condição. Sucos de laranja, limão, abacaxi, tomate e maracujá, por exemplo, devem ficar de fora de uma dieta para o tratamento da gastrite.

Suco de Acerola, Maracujá, Pêssego e laranja: Um suco riquíssimo em vitamina C, oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo uma boa opção não apenas para o estômago, mas para todo o corpo!

Algumas opções liberadas para fazer um suco para gastrite delicioso são: pera, maçã, abacate, manga, mamão, coco, melão e melancia. Outras frutas interessantes para incluir nessas bebidas são aquelas com propriedades anti-inflamatórias, como morango, mirtilo e framboesa.

O suco de salsa é um dos favoritos de quem sofre com refluxo ou gastrite. Seus compostos combatem bactérias que aumentam a acidez do estômago.

Laranja, limão, abacaxi e kiwi são alimentos que devem ficar distantes de quem sofre gastrite. É que a acidez deles pode piorar a lesão gástrica e ocasionar ainda mais dor ao indivíduo. Portanto, evite ao máximo a ingestão destas frutas.

medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O suco de batata crua, normalmente feito com a espécie inglesa, é mais uma alternativa para aliviar dores de estômago, queimação e azia.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas.

2) Frutas cítricas
Em função da sua acidez, as frutas cítricas podem desencadear dores abdominais em quem sofre de gastrite ou úlcera. Então, evite consumir manga, laranja, tangerina e abacaxi em excesso.

Maçã é bom para gastrite? Como dito acima, a maçã pode amenizar a azia, que é um dos sintomas da gastrite. Por isso, a longo prazo ela pode ser benéfica para quem tem gastrite, se combinada a uma dieta de PH equilibrado. Mas é importante lembrar que nenhum alimento, isoladamente, resolve problemas de saúde.

No entanto, nem todo mundo que tem gastrite se sente mal com o leite. Por isso, vale fazer o teste, mas é importante que seja leite desnatado, praticamente sem gorduras. Já o iogurte desnatado e queijos magros, por serem fermentados, têm caráter ácido, por isso estimulam muito menos a produção de ácido clorídrico.

“Para potencializar o tratamento, devemos diminuir o consumo de alimentos e bebidas que aumentam a secreção ácida do estômago. É indicado evitar a ingestão de café, chá preto, chá mate, chocolate, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, sucos artificiais e frutas ácidas, como laranja, limão e morango.

Sucos de maçã, pera, melão, melancia e uva são mais alcalinos e muito benéficos à saúde — exemplifica.

Se tem gastrite, evite:
Chocolate. Refrigerante. Sal em excesso. Enlatados.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

O que elas não sabiam, no entanto, é que o leite pode piorar as dores de barriga, inclusive os sintomas da gastrite. Isso porque sua fórmula desequilibra o PH do estômago, produzindo mais ácido e machucando as paredes do órgão: o chamado “efeito rebote”.

O melhor iogurte, caso esteja com uma dieta geral (liberada todos os tipos de alimentos, sem restrição), são aqueles naturais desnatados, pois não tem açúcar nem gordura. Procure aqueles com o minimo de ingredientes.

Sim, quem tem gastrite pode comer ovo. Em casos de gastrite crônica não se indica dieta.