Quem tem problema de gastrite pode comer tomate?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Por causa do seu alto teor de acidez, o tomate deve, sim, ser evitado por pessoas que sofrem com problemas de gastrite. O alimento em si até pode ser consumido com moderação, mas o molho deve ser substituído por outras opções por ser ainda mais ácido e aumentar as chances de irritação da parede do estômago.

Peixes e frutos do mar são fontes de ômega-3, um ácido graxo com ação anti-inflamatória que ajuda a reduzir a inflamação no estômago. Alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e kiwi, possuem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger a mucosa do estômago.

não tem problema algum consumir arroz e feijão com o diagnóstico de gastrite. Evitar alimentos condimentados, pimenta, café, chocolate, fritura, molho de tomate e alimentos carminativos.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

De acordo com Paula Hertel, temperos naturais como cúrcuma e alecrim podem ajudar a reduzir a gastrite. "Além disso, os vegetais como couve e repolho e fitoterápicos como aloe vera e espinheira-santa podem ajudar a evitar úlceras", explica.

Suco bom para o estômago: Pêssego
Suco de Frutas Amarelas: Com pêssego, manga e laranja, este suco promete maximizar o funcionamento do estômago e do intestino, diminuindo gases e inchaços.

Gastrite: saiba como aliviar os sintomas!

  1. Mantenha uma alimentação equilibrada.
  2. Evite aquilo que irrita o estômago.
  3. Coma mais vezes em porções menores.
  4. Beba água.
  5. Procure controlar o estresse.
  6. Não se automedique e evite o uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs):

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

Veja 5 alimentos que ajudam a aliviar a gastrite
Gengibre: é um potente anti-inflamatório e ajuda a reduzir a acidez gástrica. Laranja-lima, banana, maçã, goiaba e mamão: são frutas liberadas e recomendas, pois diminuem a acidez e ajudam a digestão.

Chá de acelga
Rica em vitaminas A, C, K, magnésio, potássio e ferro, além de ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o chá de acelga é um excelente remédio caseiro para gastrite. A bebida alivia os sintomas da crise, ajudando a eliminar as toxinas do sangue.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Algumas opções liberadas para fazer um suco para gastrite delicioso são: pera, maçã, abacate, manga, mamão, coco, melão e melancia. Outras frutas interessantes para incluir nessas bebidas são aquelas com propriedades anti-inflamatórias, como morango, mirtilo e framboesa.

Laranja, abacaxi, limão e acerola são excelentes anti-inflamatórios. Ricos em vitaminas B e C, eles diminuem os danos nas células que podem causar inflamações.

O ideal é consumir as mais neutras, como a banana ou o mamão, por exemplo. Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença.

Essa é uma consideração individual, quando há gastrite não se recomenda a ingestão de alimentos fritos e gordurosos e por esse motivo os ovos devem ser consumidos cozidos. A tolerância é muito individual, em geral, os ovos cozidos não apresentam contraindicações de seu consumo na gastrite.

Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença. O problema é que o açúcar possui uma rápida digestão, e pode, dessa forma, elevar a fermentação do intestino e causar um desconforto de fundo gástrico.

Optar por chás em vez do café preto é uma excelente alternativa. A camomila é uma planta usada na medicina caseira com componentes suavizantes contra as perturbações estomacais como diarreia e náuseas, sintomas típicos da gastrite. Os adoçantes naturais seguem o mesmo trajeto do bem-estar digestivo.

A gastrite não causa dor nas costas.
No entanto, se a doença tiver evoluído e o paciente desenvolver uma úlcera gástrica, essa lesão pode gerar dores que refletem na região dorsal das costas.

Açafrão é alternativa ao Omeprazol para tratar má-digestão, diz novo estudo.