Quem tem problema de gastrite pode comer batata frita?

Perguntado por: earaujo6 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

- Evitar o consumo de: doces concentrados como goiabada, doce de leite, chocolate e alimentos/preparações gordurosas como frituras, maionese, salgadinhos, fast foods e temperos e molhos condimentados (pimenta, mostarda, catchup, curry, alho e cebola crus).

Poderá comer macarrão na vigência de tratamento para gastrite e esofagite, mas moderação na quantidade será fundamental para não evoluir com glicemias elevadas e até mesmo diabetes.

Pode sim! Precisa tomar cuidado apenas na forma de preparo desses alimentos para evitar colocar condimentos e gorduras ruins!

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

Já as frituras produzem substâncias oxidantes que agravam o desconforto gástrico. Isso vale tanto para aqueles produtos encharcados de óleo de cozinha quanto para as frituras mais secas.

Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença. O problema é que o açúcar possui uma rápida digestão, e pode, dessa forma, elevar a fermentação do intestino e causar um desconforto de fundo gástrico.

Elas são feitas com ingredientes naturais e nutritivos que não agridem a mucosa do estômago.

  1. Canneloni de espinafre. Ingredientes. ...
  2. Hambúrguer de aveia. Ingredientes. ...
  3. Almôndegas de berinjela. ...
  4. Arroz de couve-flor para acompanhar com iscas de frango ao forno. ...
  5. Taco de alface com frango e legumes. ...
  6. Espaguete de abobrinha.

Batata: Um ótimo remédio caseiro para gastrite é tomar o suco puro da batata em jejum porque ela diminui a acidez do estômago, diminuindo a sensação de dor, queimação e a azia, sendo eficaz contra a gastrite nervosa, aguda ou crônica.

Para gastrite os principais alimentos que devem ser evitados são alimentos gordurosos, frituras, cafe,pimenta, refrigerante, bebida alcoólica e frutas acidas.

BOLACHAS DE LEITE, MAISENA OU ÁGUA E SAL
Para quem gosta de bolacha, é recomendado consumir biscoitos de água e sal ou maisena ao invés dos recheados, que são muito gordurosos. Assim como as frutas não ácidas, as bolachas são opções para o lanche da tarde.

Comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Hábito importante para pessoas que sofrem de gastrite
Beber água pela manhã auxilia nos níveis de acidez provocados por problemas estomacais, como a gastrite. Para quem tem esse problema a dica é beber água antes da primeira refeição diariamente para diminuir possíveis desconfortos.

Ervas podem ser poderosas aliadas no tratamento da gastrite, aliviando seus sintomas desconfortáveis.
...
E as plantas podem te ajudar!

  1. Espinheira Santa (ver produto).
  2. Guaçatonga (ver produto).
  3. Alcaçuz europeu (ver produto).
  4. Zedoária (ver produto).
  5. Hortelã (ver produto).
  6. Menta (ver produto).

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

  • Adicionar Dexilant 60mg com 60 Cápsulas. Dexilant 60mg com 60 Cápsulas. ...
  • Adicionar Novoprazol 20mg com 28 Cápsulas. Novoprazol 20mg com 28 Cápsulas. ...
  • Adicionar Esomeprazol 40mg EMS Genérico com 28 Comprimidos. ESOMEPRAZOL 40MG CPR 28 EMS GEN. ...
  • Adicionar Omeprazol 20mg Cimed Genérico com 28 Cápsulas.

A gastrite é uma inflamação que ocorre nas paredes do estômago e pode ser aguda (que dura alguns dias ou menos) ou crônica (que dura até meses ou anos). O principal sintoma é a dor de estômago, que pode surgir quando você fica muito tempo sem comer ou logo após a ingestão de algum alimento ou bebida.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500 mg + omeprazol 20 mg (ou outro IBP – por exemplo: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60 mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.