Quem tem problema de fígado pode comer feijão?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

O feijão pode entrar na alimentação diária, pelo menos 1 vez ao dia e, embora contenha carboidratos também, o feijão tem uma boa quantidade de proteínas e fibras.

Feijão. Além do feijão, todos os legumes são livres de gordura, ricos em fibras e repletos de proteína, ou seja, uma excelente alternativa para os vegetarianos. Os feijões, em especial, contém nutrientes que reduzem o risco de doenças cardíacas, pressão alta e colesterol alto, ajudando na desintoxicação.

Conhecido como feijão-caupi, feijão-de-corda ou feijão-fradinho, ele é rico em fibras e tem uma proteína capaz de reverter a deposição de gordura no fígado.

Não, o ovo não faz mal ao fígado pois é um alimento de fácil digestão. O que pode prejudicar o fígado é o modo de preparar o ovo. Se for feito com muito óleo e gorduras, o alimento pode tornar-se indigesto. O ideal é consumir os ovos cozidos.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

Espinafre

Espinafre
E o espinafre é uma ótima fonte, pois também é fácil e rápido de preparar e manter a rotina de consumo. Este alimento, além de ser bom para o fígado, possui poucas calorias, e é rico em nutrientes e faz bem para diversos sistemas do corpo humano.

Dentre os alimentos que prejudicam o fígado, estão também os refrigerantes, repletos de frutose ou xarope de milho e elevado teor de carboidratos elevado, fazendo com que o risco de infecções no órgão aumente.

A gordura no fígado também está associada ao consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos, como o pão e o macarrão. Dessa forma, o consumo desses alimentos deve ser moderado e preferencialmente ser consumido na forma integral.

A alimentação mais indicada para quem tem gordura no fígado é a redução da ingesta de carboidratos, ou seja, modere bastante na quantidade de arroz e farinha.

O QUE É BOM PARA GORDURA NO FÍGADO?

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Carboidratos complexos moderados (em sua forma integral);
  • Carnes brancas (principalmente peixes);
  • Gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, castanhas);
  • Proteínas de fonte vegetal (grão de bico, lentilha, feijão, ervilha).

Cereais integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral, quinoa e aveia em flocos; Proteínas com pouca gordura, como ovos, tofu, frango e peixes de carne branca; Leite e derivados com pouca gordura, como leite e iogurte desnatados, e queijos brancos, como ricota, cottage e Minas frescal.

Carnes brancas e ovos. O consumo adequado de proteínas é vital na dieta para gordura no fígado. No entanto, algumas fontes desse nutriente também são ricas em gordura saturada. Dessa forma, é melhorar priorizar as proteínas mais magras, como peito de frango, peixes e ovos.

Batata doce
Um de seus maiores benefícios é a presença de betacaroteno, um anti-inflamatório natural fundamental para a saúde do organismo. Após a sua ingestão, o betacaroteno é convertido em vitamina A no fígado, permitindo assim que o corpo faça uso deste importante nutriente.

A dieta de um paciente com problema no fígado deve contemplar alimentos integrais, com baixo índice glicêmico. O leite e os derivados devem ser desnatados. Também deve-se evitar os doces, os alimentos com alto teor de açúcar e as gorduras de origem animal.

Um dos efeitos mais importantes do café está relacionado a Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) mais conhecida como Esteatose hepática ou “gordura no fígado". Estudos robustos mostram seu efeito protetor em relação a deposição gordurosa hepática, além de redução de fibrose e cirrose.

Frutas como o limão, a toranja, laranja e a lima são os destaques nesse grupo. Consumir algumas delas in natura, na forma de suco ou como tempero são boas maneiras de estimular o funcionamento do fígado.

Quando está madura, também tem muitos antioxidantes, um deles a glutationa. Isso fortalece o sistema imunológico. Para obter mais glutationa na sua melancia, coma a carne vermelha perto da casca. Alimentos com muita fibra podem ajudar o fígado para funcionar melhor.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
Esses ingredientes são diuréticos (isto é, auxiliam na hidratação e eliminação de toxinas), ricos em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

7 Alimentos Que Prejudicam A Saúde Do Fígado

  • Fast food. ...
  • Açúcar e sal. ...
  • Álcool. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Alimentos enlatados. ...
  • Frutos-do-mar.

O limão não faz mal para o fígado, mas o consumo do alimento em excesso pode gerar outros tipos de problemas para o organismo. Por ter uma alta concentração de acidez, o suco da fruta pode ferir a parede do estômago pelo excesso de líquidos corrosivos se ingerido com a barriga vazia.