Quem tem problema de estômago pode comer salsinha?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Segundo a nutricionista Fernanda Granja, o suco de salsinha e couve é rico em clorofila, uma substância energizante e cheia de zinco e antioxidantes, itens necessários para a recuperação do estômago, além de vitamina C e magnésio.

Pimenta, páprica, curry, vinagre, molho shoyu, temperos industrializados, catchup, mostarda, maionese, molho tártaro, molho inglês, molho de tomate, molhos prontos de salada, entre outros, ricos em corantes e conservantes, como sucos em pó e salgadinhos, são exemplos de alimentos que podem piorar a gastrite.

Temperos: os naturais como ervas, alho, cebola, salsinha, mostarda, podem ser consumidos, mas com moderação. É importante observar como cada um deles reagirá em seu organismo.

Suco de Acerola, Maracujá, Pêssego e laranja: Um suco riquíssimo em vitamina C, oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo uma boa opção não apenas para o estômago, mas para todo o corpo!

A salsa não deve ser consumida por pessoas com problemas renais críticos, como síndrome nefrótica ou insuficiência renal aguda. Gestantes e lactantes também devem evitar o consumo do chá. A salsinha possui o óleo apiol, estimulante das contrações uterinas. Por isso, a salsa não é indicada durante a gravidez.

A simeticona é um ingrediente ativo muito eficaz para aliviar os sintomas associados a gases e dores causadas por um estômago inchado.

O alecrim, por exemplo, pode ser usado em assados. Outras opções são cebolinha, folha de louro, erva-doce e noz-moscada, que diminuem a produção de gases. Já o gengibre aumenta a produção das enzimas digestivas, assim como o curry, que é uma mistura de vários condimentos.

Chá de Camomila
A camomila é uma planta medicinal com propriedades antiinflamatórias e calmantes, podendo ajudar a aliviar a inflamação da mucosa gástrica e reduzir a dor abdominal, devido a presença de diversos compostos bioativos, como a apigenina, a camazulina e o bisabolol.

O gengibre é um potente anti-inflamatório que ajuda a reduzir o desconforto associado à irritação gástrica. Embora as preparações de gengibre existam em muitas formas diferentes que podem ser úteis (indo desde o fresco até o suco) o gengibre seco tem apresentado a maioria dos benefícios para a irritação estomacal.

As bebidas alcoólicas, segundo a nutricionista, agridem diretamente as células estomacais, aumentando o estresse oxidativo. A pimenta-do-reino, por sua vez, pode aumentar a secreção ácida no estômago, tendo efeito negativo no tratamento de gastrites e úlceras.

O tempo para cura é variável, mas pode-se esperar bom resultado em 12 a 16 semanas. Mesmo após a cura da úlcera a compressão é comprovadamente efetiva na prevenção de recorrência de úlceras venosas.

Gengibre: além de ser um anti-inflamatório natural, o gengibre ajuda a proteger a mucosa do estômago e a reduzir os sintomas da gastrite. Aloe vera: essa planta medicinal possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a acalmar a irritação no estômago.

O chá de camomila é um anti-inflamatório natural, podendo agir como um remédio caseiro para queimação no estômago. Essa erva pode aliviar o desconforto da indigestão e reduzir a produção de suco gástrico, que causa a sensação de queimação.

O chá de salsa ou salsinha é uma bebida feita com a erva picada e água em infusão, que possui propriedades medicinais devido a todos nutrientes que possui. É muito conhecido por sua ação diurética, capaz de aumentar a atividade renal, ajudando no trato urinário inferior e os rins.