Quem tem problema de coração pode tomar suco de limão?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O limão tem potássio, que vital para o funcionamento do coração. Ele também ajuda a prevenir doenças como, arritmia cardíaca, hipertensão, etc.

Como exemplo são destacados a Cura do Limão para Diabetes e mais sobre Alcoolismo, Angina do Peito, Artrite, Asma, Bronquite, Cálculos Biliares, Cálculos Renais, Câncer, Celulite, Cistite, Doenças do Coração, Dores de Cabeça, Gastrite, Gripe, Insônia, Sarampo, Tabagismo e Tosse.

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

Uma dessas possíveis soluções é a cirurgia de revascularização miocárdica: ela é feita usando a artéria mamária (que fica próxima ao coração), parte da veia safena (que fica na perna) e outros enxertos arteriais para desviar o fluxo saguíneo, normalizando a circulação de sangue no local onde existam obstruções.

“Para manter uma dieta mais saudável para o coração é preciso incluir substâncias como fibras, Omega 3 e antioxidantes com regularidade, no café, almoço e jantar (veja abaixo), sem esquecer de moderar o consumo de alimentos mais calóricos e gordurosos como carne vermelha, embutidos, doces, bolos e biscoitos.

5 - Faz bem ao coração: O mineral potássio torna o limão essencial para diminuir os níveis da pressão arterial e melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, reduzindo as chances de infarto ou derrame.

Níveis elevados de açúcar no sangue aceleram os batimentos. A Associação do Coração dos Estados Unidos aconselha que mulheres consumam menos que 25 gramas de açúcar e homens, não ultrapassem os 37,5 gramas.

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

- Apesar de não causar problemas digestivos, o consumo de limão e frutas cítricas deve ser evitado para quem tem gastrite, refluxo, azia ou intestino irritável e sente desconforto ao consumir a fruta.

Além disso, nutricionistas consultados afirmam que essa história de que o limão afina o sangue é um mito. O alimento é fonte de vitamina C, um nutriente que auxilia na absorção do ferro, um mineral bastante importante para a constituição do sangue, porém, não existe uma relação entre isso e afinar o sangue.

Sinopse de O poder de cura do limão:
Você pode aproveitá-la para acalmar, refrescar, equilibrar e fluidificar o corpo, além de dissolver cristais, nutrir, depurar, desintoxicar e fortalecer o organismo, além de dar sabor e alegria às refeições.

Com isso podemos afirmar que os ovos não prejudicam nosso coração, pelo contrário, já que diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Isso acontece pelo aumento dos níveis de HDL, o colesterol bom, que é proporcionado.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) notaram que o consumo de cerca de um copo de leite de vaca por dia pode reduzir o risco de mortes por doenças cardiovasculares.

Frutas vermelhas como morango, acerola, goiabada, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa e goji berry são ricas em antioxidantes que ajudam na prevenção da aterosclerose, doença que entope os vasos sanguíneos ao longo do tempo e que pode provocar problemas como infarto e AVC.

Náusea, falta de apetite e inchaço: por causa da retenção de líquidos, pode ocorrer um inchaço abdominal. Ansiedade, falta de ar e medo da morte: pode ser indicativo de que um ataque cardíaco pode estar a caminho. Sudorese intensa e repentina: pode indicar um infarto, hipotensão, hipertensão ou arritmia.

- Corte o limão ao meio, descarte o miolo – aquela parte branquinha no centro da fruta, pois deixa a bebida amarga. - Descasque o alho, o gengibre e coloque no liquidificador, juntamente com o limão e bata até processar bem todos os ingredientes. - Se necessário, coloque um pouco de água, para facilitar.

Os resultados confirmaram que a vitamina K2 MenaQ7 não só inibiu o enrijecimento relacionado com a idade das paredes da artéria, mas também melhorou significativamente e estatisticamente sem precedentes a elasticidade vascular.

Qualquer tipo de atividade física é vantajosa para a saúde cardiovascular, sejam exercícios aeróbicos, treinamento de força ou resistência. Realizá-los de forma alternada é bom para o corpo todo. A recomendação é fazer exercícios com intensidade moderada por, no mínimo, 30 minutos, pelo menos três vezes por semana.

Com alta concentração de potássio, a banana reduz riscos cardiovasculares e está relacionada ao controle da pressão arterial, uma vez que atenua efeitos do sódio sobre o corpo. Além da prevenção, ela também pode ser indicada para pacientes cardíacos.

- (Alguns dos) principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação. Eles também aceleram o metabolismo, caso o foco também seja o emagrecimento - responde Janaína.

Pacientes diabéticos, obesos, homens com mais de 45 anos, hipertensos, pessoas com colesterol alto, com insuficiência renal ou tabagistas apresentam maior risco de infarto. Nestes indivíduos qualquer dor ou desconforto na região do tórax deve levantar suspeitas.