Quem tem problema de coração pode tomar suco?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Quando o assunto é a saúde do coração, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados! Uma dieta leve, rica nutricionalmente e pobre em gorduras é o ideal. Além disso, os sucos funcionais podem colaborar – e muito!

Doenças cardíacas
O limão tem potássio, que vital para o funcionamento do coração. Ele também ajuda a prevenir doenças como, arritmia cardíaca, hipertensão, etc.

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

(ele relaxa a tensão dos vasos sanguíneos e promove o aumento do fluxo sanguíneo, o que reduz a tensão no coração e aumenta a saúde cardiovascular global). Portanto, você já pode colocar a fruta ou o suco de maracujá nas suas refeições de vez em quando para manter seu coração saudável!

Níveis elevados de açúcar no sangue aceleram os batimentos. A Associação do Coração dos Estados Unidos aconselha que mulheres consumam menos que 25 gramas de açúcar e homens, não ultrapassem os 37,5 gramas.

Protege o coração: o potássio, a vitamina C e as fibras presentes no abacaxi ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo, ajudando assim a manter o coração saudável.

Composto presente na fruta reduz a pressão arterial, colesterol e níveis de açúcar no sangue. Comer uma maçã todos os dias pode ajudar a melhorar e manter a saúde cardíaca. Isso porque a fruta possui uma substância chamada flavan-3-ols (flavanóis) que faz bem para o coração.

Beterraba é boa para o coração
Pesquisas indicam que a beterraba é capaz de diminuir a pressão sanguínea e o seu risco de problemas cardiovasculares, como derrames e ataques cardíacos.

Couve: Rica em antioxidantes, o vegetal tem a capacidade de reduzir a pressão arterial e também as inflamações nas artérias, no coração e nos rins. Além de prevenir o risco de derrame e ataque cardíaco.

E de acordo com o Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DEIC), é recomendado reduzir a retenção líquida nesses casos, controlando a ingestão de líquidos como água, chás, sucos, refrigerantes, leite e café.

Com alta concentração de potássio, a banana reduz riscos cardiovasculares e está relacionada ao controle da pressão arterial, uma vez que atenua efeitos do sódio sobre o corpo. Além da prevenção, ela também pode ser indicada para pacientes cardíacos.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) notaram que o consumo de cerca de um copo de leite de vaca por dia pode reduzir o risco de mortes por doenças cardiovasculares.

Com isso podemos afirmar que os ovos não prejudicam nosso coração, pelo contrário, já que diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Isso acontece pelo aumento dos níveis de HDL, o colesterol bom, que é proporcionado.

Qualquer tipo de atividade física é vantajosa para a saúde cardiovascular, sejam exercícios aeróbicos, treinamento de força ou resistência. Realizá-los de forma alternada é bom para o corpo todo. A recomendação é fazer exercícios com intensidade moderada por, no mínimo, 30 minutos, pelo menos três vezes por semana.

Ao pensar nos riscos de um infarto, das doenças do coração, na maioria das vezes as pessoas relacionam ao excesso de gordura, sedentarismo, fumo, hipertensão, diabetes, colesterol alto, enfim, as causa mais comuns e largamente divulgadas.

Pode ser encontrado em alimentos como doces, refrigerantes, chocolates e massas. - Sal: abusando da quantidade de sal no alimento, pode ser acarretado a elevação da pressão arterial, fazendo com que o coração dobre seu ritmo de trabalho, aumentando as chances de infartos e derrame, além de outros problemas de saúde.

Faz bem para o coração
Se você aumentar o consumo de limão, seu coração vai agradecer. “A fruta também é rica em potássio – importante mineral, que auxilia na baixa da pressão arterial. Faz reduzir as chances de infarto e AVC no organismo”, conta o nutrólogo.

Tome um chá calmante, como camomila, maracujá ou erva-doce.

- (Alguns dos) principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação. Eles também aceleram o metabolismo, caso o foco também seja o emagrecimento - responde Janaína.

Quais são os principais alimentos que prejudicam o coração
Manteiga, queijo e leite integral, banha de porco, frituras, carnes gordas, bolos e tortas.