Quem tem problema de coração pode tomar pantoprazol?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O uso excessivo do Pantoprazol por quem tem problemas do coração pode baixar a pressão arteríolas ? Não. Esse não é um efeito esperado ou mesmo efeito colateral da medicação.

É um artigo impactante sim, mas por outro lado, existem muitos outros artigos com resultados a favor do pantoprazol. No entanto, existem outros medicamentos que também protegem o estômago que seu médico, após uma análise detalhada do seu caso, pode experimentar.

Distúrbios do sono, dor de cabeça, boca seca, diarreia, náusea/vômito, inchaço e distensão abdominal, dor e desconforto abdominal, prisão de ventre, aumento nos níveis de enzimas do fígado, tontura, reações alérgicas como coceira e reações de pele (exantema, rash e erupções), fraqueza, cansaço e mal-estar.

Não há interação entre o PANTOPRAZOL e a pressão arterial. Pode consumir os 2 medicamentos.

O Omeprazol tem mais efeitos colaterais descritos, por 2 motivos. Ele é mais antigo do que o Pantoprazol e, por isso as pessoas passaram mais tempo expostas ao Omeprazol, do que ao Pantoprazol. Como consequência disto, há mais efeitos adversos descritos no caso do Omeprazol.

· O refluxo gastroesofágico tem sido associada com fibrilação, batimentos prematuros e arritmias ventriculares ou situações mais prolongadas, tais como a fibrilação atrial. Tratamento de refluxo gastroesofágico pode diminuir a ocorrencia destas arritmias.

O medicamento, na sua fórmula infantil, também é indicado na prevenção de formação de coágulos. Vale para quem tem diagnóstico de obstrução das veias, quem teve problemas cardíacos, diabéticos, alguns tipos de arritmia cardíaca e quem já sofreu um AVC isquêmico.

Este medicamento reduz a acidez estomacal, aliviando os sintomas causados por essa acidez em casos de gastrites ou gastroduodenites agudas ou crônicas, dispepsia não ulcerosa e doença por refluxo gastroesofágico.

O ibuprofeno e o diclofenaco foram os dois medicamentos mais utilizados, cobrindo respectivamente 51% e 22% do uso total. Em relação ao incremento do risco de parada cardíaca, o ibuprofeno foi responsável por 31% e o diclofenaco, 50%.

Não existe um medicamente anti-inflamatório que seja "o mais" indicado para cardiopatas. Todos os medicamentos desta categoria acarretam algum risco. Alguns trabalhos e pesquisas mostram que o Naproxeno tem um risco cardiovascular menor em relação aos demais anti-inflamatórios.

Peptovit 40mg, caixa com 14 comprimidos revestidos.

O pantoprazol é um remédio indicado para o tratamento de alguns problemas de estômago que dependem da produção de ácido, como gastrite, inflamações no intestino ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, pois age diminuindo a produção de ácido que irrita o revestimento do estômago ou do intestino.

Tenho gordura no fígado tem contra-indicação tomar pantocal? Apesar desta medicação ter metabolização hepática, deve-se avaliar outros parâmetros, inclusive o grau de acometimento desta gordura. Também deve-se pesar a necessidade do uso da medicação e sua dose.

Não há interações significativas entre estes fármacos. Não deixe de seguir acompanhamento médico regular e manter contato com seu profissional.

Se levarmos em consideração qual deles é mais evoluído, ou seja, qual deles tem a fórmula mais otimizada, gerando menos efeitos colaterais, podemos dizer que o Pantoprazol é melhor. Se levarmos em consideração, porém, o fator preço, O Omeprazol pode ser considerado melhor, porque é mais acessível do que o Pantoprazol.

O pantoprazol deve ser tomado com o estômago vazio, por isso o recomendado é que seja tomado pela manhã, em jejum. Caso prefira tomar a noite, garanta que o seu estômago esteja vazio e que não irá comer nada nos próximos 40 minuto. Caso contrário, a medicação pode perder o efeito.

Há vários tipos de medicamentos com capacidade para diminuir a produção de ácido pelo estômago, entre os quais os mais comuns são os inibidores da bomba de protões (omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol, dexlansoprazol).

Alguns estudos científicos mostram que o chá da aroeira é tão eficaz quanto o omeprazol, para o tratamento da gastrite.