Quem tem problema de coração pode tomar o chá da erva cidreira?

Perguntado por: aperes9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Sua infusão pode ser utilizada como chá para o coração acelerado por relaxar, melhorar a qualidade do sono e combater o estresse e a ansiedade. Além de que alivia dores de cabeça e ajuda na digestão.

Algumas opções de remédios caseiros para o coração são:

  1. Chá de casca de limão. ...
  2. Chá de alho com limão. ...
  3. Suco de maçã e cenoura. ...
  4. Suco de uva com linhaça. ...
  5. Suco de frutas vermelhas. ...
  6. Salada de atum e tomate.

Chá de capim cidreira contra indicações
O chá deve ser evitado por grávidas ou que pretendem engravidar porque, quando consumido em excesso pode ter um potencial abortivo. Também, não deve ser consumido por pessoas que tomam medicamentos para o controle da pressão arterial.

As folhas da erva-cidreira podem ser ideais para quem sofre de alterações digestivas e ansiedade. Além disso, pesquisas confirmam que elas agem como sedativo. Por isso, aromaterapeutas recomendam que seus óleos essenciais sejam usados em casos de depressão, dor de cabeça nervosa, insônia, ansiedade e estresse.

Chás para acalmar o corpo e a mente: tudo o que você precisa agora é um cházinho…

  • Chá verde. Esse chá ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias devido ao seu conteúdo em polifenóis. ...
  • Chá de Gengibre. ...
  • Chá de Capim-Limão. ...
  • Chá de lavanda. ...
  • Chá de Erva-cidreira. ...
  • Chá de Valeriana. ...
  • Chá de alecrim. ...
  • Chá de camomila com hortelã

Chá de cavalinha
Beba esta infusão várias vezes ao dia, no período entre as refeições, para ter um efeito melhor.

Diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo, obesidade e sedentarismo, entre outros fatores, podem causar arritmias cardíacas e demais problemas cardiovasculares. Por isso, a prevenção começa por hábitos e comportamentos saudáveis.

É aconselhável tomar de 1 a 4 xícaras por dia. Além disso, é importante atentar às contraindicações. O chá de capim-cidreira abaixa a pressão, por isso não deve ser consumido em excesso por pessoas que têm pressão baixa. Os três tipos de ervas-cidreiras são contraindicados para gestantes, lactantes e crianças.

A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma planta similar à hortelã. Com folhas delicadas, costuma alcançar entre 30 e 60 cm de altura. Já o capim-cidreira, também conhecido como capim-limão ou capim-santo, tem folhas longas e finas que cresce em um formato de tufo ou moita.

O chá de erva cidreira pode auxiliar na diminuição da pressão arterial principalmente nos momentos de estresse devido sua função de calmante natural.

Uva e suco de uva integral
Incluir as uvas mais escuras ou seu suco integral na dieta é outra excelente maneira de proteger o coração. Elas possuem resveratrol, flavonoides e ácidos fenólicos, elementos com ação antioxidante que ajudam a elevar as taxas do bom colesterol (HDL).

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

Até o momento, não foram descritas contraindicações da erva cidreira, no entanto deve-se evitar consumir esta planta medicinal se a pessoa utilizar medicamentos para dormir, pois podem ter seus efeitos sedativos somados e causar sonolência excessiva.

A erva-cidreira pode causar dor de cabeça, dor ao urinar, aumento da temperatura corporal, náusea, vômito, dor de estômago, tontura, chiado no peito e outros efeitos colaterais.