Quem tem problema de coração pode tomar chimarrão?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Esta é uma pergunta muito frequente na rotina do cardiologista, e a resposta é NÃO! O chimarrão não faz mal ao coração. O chá mais popular entre os gaúchos pode fazer muito bem ao coração, pois a e erva-mate (Ilex Paraguaiensis) possui algumas substâncias que podem evitar doenças cardiovasculares.

O consumo de erva-mate pode trazer benefícios para a saúde devido aos seus compostos Xantinas, Saponinas, Polifenóis, e etc. O seu consumo auxilia na diminuição do colesterol, na diminuição da gordura abdominal e possui propriedades anti-inflamatória e diurética.

Em quanto tempo depois da cirurgia poderei tomar chimarrão? O chimarrão pode ser consumido a partir da quarta semana após a cirurgia, mas com alguns cuidados: não pode ser muito quente, de preferência deve ser morno, evitar ingerir os primeiros e dar espaço de pelo menos 10 minutos entre um e outro.

O chimarrão, por ser consumido quente, tem propriedades diuréticas que beneficiam principalmente quem sofre com retenção de líquidos. A erva-mate contém sais minerais como ferro, fósforo, potássio manganês, além de antioxidantes que retardam o envelhecimento e propriedades que auxiliam na regeneração celular.

A erva-mate consumida na forma de chimarrão tem uma concentração de cafeína entre 1,0% e 2,5 %, ou seja, maior que a concentração de cafeína do próprio café.

Cuidado com o excesso!
Isso porque ao ser consumido em excesso o chimarrão pode causar problemas sérios, como câncer de esôfago e estômago. Sua cafeína também pode causar irritabilidade, insônia e até gastrite. Por isso, se você é fã desse mate lembre-se sempre que seu consumo deve ser de menos de 1 litro por dia.

Por conta da cafeína, não é indicado tomar chimarrão no fim do dia, para que não atrapalhe o sono - assim como o café. A bebida pode ser tomada como pré-treino e, no máximo, 6 cuias por dia, explica a nutróloga. "O excesso da erva-mate pode causar queda da taxa de glicose.

A erva-mate geralmente contém açucares que interferem no jejum. Também contém alcalóides que podem interferir nos resultados, é altamente recomendável evitá-la.

Preparar o chimarrão aumenta a dopamina
Essa substância promove a sensação de prazer, ajuda a controlar a ansiedade e aumenta a motivação, fatores essenciais para o bem-estar físico e mental.

Qualquer hora é hora de saborear um bom chimarrão - na varanda de manhã bem cedinho, na sacada curtindo o pôr do sol ou na volta do fogão esperando o almoço ficar pronto -, especialmente para os gaúchos.

Para evitar que o chimarrão tire o seu sono, é recomendado tomar a bebida com moderação e preferir os horários da manhã, logo depois do almoço ou do fim da tarde. De fato, estudos indicam que é melhor evitar tomar bebidas com cafeína pelo menos 6 horas antes de dormir para prevenir a insônia.

Diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo, obesidade e sedentarismo, entre outros fatores, podem causar arritmias cardíacas e demais problemas cardiovasculares.

Evitar estimulantes: Pessoas com arritmias cardíacas devem evitar o consumo excessivo de cafeína, álcool, nicotina e outras substâncias estimulantes, pois podem agravar a condição.

Faça uma dieta leve (pão ou bolacha, suco ou leite puro) até duas horas antes do exame. Não tomar chá, café, refrigerantes, chimarrão, tereré, chocolates (incluindo balas, confeitos, gelatina) nas 24 horas que antecedem o exame.

Efeito da erva-mate para reduzir gordura no fígado
E com isso, tanto o chá mate, quanto o chimarrão ou tereré, ajudam a oxidar a gordura em excesso do fígado, e colaboram no tratamento da esteatose hepática.

O gênero Ilex dumosa se destaca por ter nove vezes menos cafeína (em extractos aquosos) que a Ilex paraguariensis – a mais consumida na América do Sul.