Quem tem problema de coração pode tomar chá de capim limão?

Perguntado por: acordoba6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

O capim-santo é rico em antioxidantes, como limoneno e geraniol, que combatem os radicais livres, impedindo a oxidação das células de gordura, ajudando a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue e prevenindo doenças, como derrame, infarto e aterosclerose.

O capim santo, também conhecido como capim-limão, capim-cidreira, capim-cheiroso ou capim-cidrão, é uma das opções mais buscadas de chás poderosos para baixar a pressão alta, mas não apenas isso! A planta estimula o equilíbrio dos níveis de serotonina e a quantidade de plaquetas no sangue.

A erva-cidreira capim é rica em fenólicos e flavonóides, propriedades naturais que possuem efeitos calmantes, sedativos, relaxantes, antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios e, principalmente, antioxidantes. Resumidamente, a erva-cidreira é uma potente fonte para o combate dos radicais livres.

“O limão, de forma geral, é muito benéfico, principalmente na manutenção e recuperação da saúde. Por ser rico em vitamina C, combate os problemas respiratórios, como alergias, gripes, resfriados e escorbuto. Excelente antioxidante previne a degeneração prematura do corpo e contribui na absorção de ferro pelo organismo.

Chá de capim-limão
O chá também atua diretamente no tratamento da febre, dores de cabeça, cólicas menstruais, além de ser um ótimo antidepressivo ajudando a controlar a ansiedade. Na hora de consumir o chá, você deve deixar o capim-limão em infusão e tomar logo antes de dormir.

Chá preto: Fruto das folhas mais velhas da Camellia Sinensis, é o que possui menos ação antioxidante entre os três. Ainda assim, tem flavonoides, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. A presença de cafeína nesse chá também auxilia no processo de dilatação das artérias do coração.

O capim-limão possui propriedades sedativas e hipnóticas. Por essa razão, é usado em banhos terapêuticos com o intuito de aliviar sintomas de estresse, ansiedade e cansaço. Todas as propriedades do capim-limão também ajudam a estimular o sono, proporcionando uma noite de profundo relaxamento.

O chá deve ser evitado por grávidas ou que pretendem engravidar porque, quando consumido em excesso pode ter um potencial abortivo. Também, não deve ser consumido por pessoas que tomam medicamentos para o controle da pressão arterial.

O Capim Limão, de nome científico Cymbopogon citratus Stapf e também conhecido como Capim Cidreira ou Capim Santo, é uma erva perene, de até 2m de altura e que libera um aroma semelhante ao do limão. É muito usado como febrífugo na Índia, e suas folhas são esfregadas nos dentes para clareá-los.

Tomar chá logo pela noite
Assim, é interessante equilibrar um chá de camomila, melissa, capim-limão ou mesmo erva-doce com um banho quente antes de dormir, relaxando a musculatura, o organismo e estimulando o sono, além de ajudar na digestão e reduzir sensações de peso e estresse.

Quantas vezes tomar durante o dia? O recomendado, segundo finalizam as nutricionistas, é que o chá de capim santo seja administrado na alimentação cerca de três vezes ao dia. Porém, em caso de refluxo ele pode causar desconforto, o que significa que não é bom exagerar.

O capim-limão é consumido comumente na forma de chá, mas pode ser empregado também como bebida refrescante e muito saborosa. Lave muito bem as folhas, pique-as grosseiramente com uma tesoura e coloque em um copo. Acrescente o açúcar e o suco de limão. Soque com um socador como se fosse para o preparo de caipirinha.

- Apesar de não causar problemas digestivos, o consumo de limão e frutas cítricas deve ser evitado para quem tem gastrite, refluxo, azia ou intestino irritável e sente desconforto ao consumir a fruta.

Além disso, nutricionistas consultados afirmam que essa história de que o limão afina o sangue é um mito. O alimento é fonte de vitamina C, um nutriente que auxilia na absorção do ferro, um mineral bastante importante para a constituição do sangue, porém, não existe uma relação entre isso e afinar o sangue.

Como exemplo são destacados a Cura do Limão para Diabetes e mais sobre Alcoolismo, Angina do Peito, Artrite, Asma, Bronquite, Cálculos Biliares, Cálculos Renais, Câncer, Celulite, Cistite, Doenças do Coração, Dores de Cabeça, Gastrite, Gripe, Insônia, Sarampo, Tabagismo e Tosse.

A erva cidreira é famosa por seu efeito calmante. Por isso, principalmente em momentos de estresse – quando a pressão arterial tende a se elevar, o chá de erva cidreira pode ajudar a controlá-la.

A indicação dos nutricionistas é consumir três xícaras do chá por dia, quente ou gelado: no lanche da manhã, 30 minutos após o almoço e no lanche da tarde. O ideal é usar a erva fresca, seca ou em sachê.

Como fazer cha de capim limão
u maço de capim limão e leve ao fogo com 1/2 litro de agua e ferva acrescente açucar ou adoçante no final.

Diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo, obesidade e sedentarismo, entre outros fatores, podem causar arritmias cardíacas e demais problemas cardiovasculares. Por isso, a prevenção começa por hábitos e comportamentos saudáveis.

Chá de cavalinha
Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. Adicione as folhas de cavalinha numa xícara de água fervente, tape, deixe esfriar por pelo menos 15 minutos, coe e beba a seguir.

E de acordo com o Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DEIC), é recomendado reduzir a retenção líquida nesses casos, controlando a ingestão de líquidos como água, chás, sucos, refrigerantes, leite e café.