Quem tem problema de coluna pode trabalhar em pé?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

A coluna é fortemente prejudicada em pessoas que precisam trabalhar em pé por várias horas. Isso acontece porque ela possibilita mantermos o tronco ereto e também absorve os impactos, juntamente aos membros inferiores.

2 horas

Quantas Horas por Dia Podemos Ficar em Pé? É recomendável tentar ficar em pé por pelo menos 2 horas por dia, mas até 4 horas por dia pode ser o ideal.

5 recomendações para quem costuma trabalhar em o dia todo

  1. Use sapatos anatômicos. ...
  2. Evite calçados com solados duros. ...
  3. Faça um escalda-pés. ...
  4. Faça massagens nos pés. ...
  5. Coloque os pés para cima. ...
  6. Erros que podem piorar a saúde quem trabalha em

O cansaço e as dores nas pernas são apenas alguns dos problemas causados por trabalhar em pé. As complicações podem ser estender para os joelhos, o quadril, a coluna e a postura de modo geral, além de desencadear até mesmo processos degenerativos.

Trabalhar em pé por muitas horas faz parte da rotina de muitos profissionais. Consequentemente, dores nas pernas e nas costas, formigamento, fadiga, varizes e cansaço muscular são apenas alguns dos sintomas que acabam surgindo durante e depois do expediente.

17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

Artigo 199, parágrafo único, CLT – Quando o trabalho deva ser executado de pé, os empregados terão à sua disposição assentos para serem utilizados nas pausas que o serviço permitir.

Por exemplo, o vendedor ou vendedora de uma empresa não pode passar o dia inteiro de trabalho em pé. Ele tem que descansar, tem que passar algum período sentado. Ferir uma prerrogativa legal desta magnitude gera o direito a responsabilização por danos morais, pois a empresa feriu a integridade física da pessoa humana.

Concluiu-se, que a dor nas costas esta relacionado com a má postura, fraqueza muscular, falta de exercícios físicos e que se manter em por períodos prolongados, exerce uma pressão no eixo da coluna vertebral, deixando o núcleo no final de um dia de trabalho menos espesso e hidratado, mais sucessível a lesões.

Ficar sentado ou em pé por muito tempo
Não fique na mesma posição por muito tempo. O ideal é que se movimente a cada hora, para evitar problemas como dores nas costas e articulações, bem como o avanço da hérnia de disco.

Exercícios como abdominal, pilates e alongamento ajudam a tratar e prevenir o sintoma. Já aqueles que ficam muito tempo em pé, sobretudo se a pessoa não se movimenta muito, podem sofrer com problemas de circulação. Para ajudar, atividades como andar de bicicleta, caminhada e corrida são as ideais.

Usar sapatos anatômicos pode ajudar
Os sapatos anatômicos são confortáveis e desenvolvidos para se adaptar a curvatura do pé, criando assim um espaço mais cômodo para o corpo. Sem contar que preferir um sapato de qualidade é perfeito para amenizar as dores e machucados ao longo do dia.

Seus pés precisam da Podologia.

Especialistas convocados pelo Departamento de Saúde Pública da Inglaterra concluíram que o ideal é que trabalhadores de escritório fiquem em pé pelo menos duas horas durante o expediente. As novas diretrizes foram publicadas no começo do mês pelo “British Journal of Sports Medicine” .

Além disso, melhora os efeitos nocivos de um estilo de vida sedentário, reduzindo o estresse e o risco de sofrer de doenças graves que levam ao aumento da expectativa de vida, à medida que mais calorias são queimadas e a frequência cardíaca e dores nas costas melhoram.