Quem tem problema de coluna pode ter auxílio-doença?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Sim, problemas na coluna dão direito a benefícios do INSS, mas depende de qual problema é, e qual o grau. Isso porque não basta ter a doença, mas sim comprovar que ela te deixou impossibilitado de exercer suas funções laborais.

A aposentadoria por Incapacidade é concedida para a Dorsalgias (dores nas costas) e as Doenças da Coluna tais como lombalgia (dor na altura da lombar) ou cervicalgia (dor na altura da cervical, que são considerados os quadros mais dolorosos que acomete a coluna vertebral.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.

A hérnia de disco e outros problemas de coluna podem gerar o afastamento, seja temporário ou definitivo. O que vai definir a necessidade do afastamento, portanto, é o grau de incapacidade do trabalhador. Nestes casos, através da perícia médica do INSS, pode haver o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.

De forma geral, o objetivo dessa região do corpo é proteger a medula espinhal e os nervos espinais, além de suportar o peso do corpo, garantir postura, flexibilidade e locomoção ao corpo. Além disso, a coluna apresenta também 6 graus de mobilidade.

As doenças da coluna podem te afastar do trabalho e ensejar o auxílio-doença no primeiro momento. Porém, essas patologias podem incapacitá-lo de forma permanente para o trabalho. Nessas ocasiões, a aposentadoria por invalidez poderá ser concedida pelo INSS, caso seja constatada a incapacidade na perícia médica.

Alguns tipos de desvio podem causar uma incapacidade permanente, o que pode impossibilitar de exercer qualquer atividade profissional, o que dá direito à aposentadoria. Enquanto outros desvios são passíveis de reabilitação, e então, não é concedida a aposentadoria.

O portador da CID 10 M51. 1 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal.

A discopatia é sinônimo de doença degenerativa do disco intervertebral e não tem cura.

A ressonância magnética da coluna lombar é um exame de imagem que nos permite diagnosticar diversas doenças, como hérnia de disco, espondilose, deslizamentos vertebrais, estenose vertebral e entre outras.

A anatomia da coluna
Cada uma dessas áreas é ligada a outros órgãos do corpo. Por exemplo, as sete vértebras da coluna cervical estão ligadas algumas estruturas do crânio, ombros e braços. Já a coluna torácica, além de proteger o pulmão e estar ligada as costelas e ao esterno, pode estar associada a queixas abdominais.

Se você tem uma doença crônica, mas não cumpriu os requisitos básicos para ter pensão, auxílio ou aposentadoria do INSS, você pode verificar se tem direito ao Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS.

Como ser aprovado na perícia de hérnia de disco? Na perícia de hérnia de disco, é fundamental que você leve os documentos médicos. Além dos laudos, você precisa apresentar o raio-x ou a ressonância magnética, pois sem esses documentos não é possível avaliar corretamente a doença.

91%

O valor do Auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, ou seja, uma média simples dos salários de contribuição ou do salário dos últimos 12 meses de contribuição, o que for menor.

Qual é o valor do auxílio doença? Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.

Hérnia de Disco Sequestrada
Trata-se do tipo mais grave de todos, pois danifica tanto o disco que pode até mesmo parti-lo ao meio. Quando isso acontece, o líquido gelatinoso penetra o canal medular e pressiona a raiz nervosa, o que causa compressão contínua, inflamação e muita dor.

Os abaulamentos dos discos de L4-L5 e L5-S1 são as duas localizações mais freqüentes de desgaste do disco intervertebral. Estão relacionados principalmente a um desbalanço da musculatura vertebral e abdominal (hipotrofia muscular) com um excesso de carga sobre o espaço discal.

pode trabalhar normalmente com hernia inguinal ? Sim. Entretanto, dependendo do tamanho pode haver limitações. Evite esforços e faça o tratamento com cirurgião geral.

“O corpo precisa estar fortalecido, por isso é importante fazer alongamentos durante o período de trabalho e praticar uma atividade física de quatro a cinco vezes por semana. Dessa forma, a pessoa fortalece os membros e diminui os riscos de lesões”, recomenda.