Quem tem problema com gases pode comer banana?

Perguntado por: ulopes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Entre as frutas, a banana é um destaque contra o inchaço e os gases, graças ao alto nível de potássio. “Alimentos ricos em potássio ajudam a eliminar sódio e água”, reitera a nutricionista Jessica Cording.

As frutas, além de fibras solúveis, também possuem frutose ou sorbitol, que estimulam a produção de gases. Entre as frutas que podem causar gases estão: Maçã Melancia.

Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.

Hortaliças e leguminosas: alho, cebola, alho-poro, couve flor, feijão, lentilha, aspargo, beterraba, brócolis, cogumelo, ervilha, grão de bico, pistache, molho de tomate, ketchup. Cereais e massas: produtos contendo trigo, centeio, cereais contendo xarope de milho.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

A banana prata e a maçã têm menos fibra solúvel e, por isso, podem prender o intestino. Já a banana nanina auxilia na formação do bolo fecal e do bom funcionamento do trato intestinal, juntamente com outros alimentos considerados laxantes.

Leguminosas, entre as quais soja, feijão, grão-de-bico, lentilhas e ervilha. Bebidas com gás, como é o caso dos refrigerantes e da cerveja. Alimentos com sorbitol (um substituto do açúcar), presente, por exemplo, em guloseimas sem açúcar, pastilhas e adoçantes artificiais, assim como noutros produtos dietéticos.

Feijão, milho e brócolis são exemplos de alimentos que favorecem a produção de gases e podem gerar desconforto intestinal.

Um documento da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, classificou o pão dentro do grupo de alimentos que resultam na produção de uma quantidade moderada de gases e podem precisar ser evitados na dieta para controlar os gases.

Os alimentos ricos em Amidos (batata, milho, trigo, arroz, tapioca por exemplo) tendem a produzir mais gases sim. Ideal é que você procure um profissional para que ele te oriente de forma personalizada e adequada.

Leite. Quem sofre com gases ao tomar leite ou derivados pode ser intolerante à lactose. A deficiência da enzima que digere o açúcar do leite provoca distensão abdominal e todos os desconfortos decorrentes, como gases e diarreia. 2 Leite sem lactose, nesse caso, é a melhor solução.

O excesso de gases no estômago também pode estar relacionado a doenças gastrointestinais que também causam inchaço abdominal e dor de gases. Em doenças intestinais crônicas como diverticulite, colite ulcerativa ou doença de Crohn, o excesso de gases é um sintoma frequente.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Principais causas dos gases
Quando engolimos comida, água ou saliva também engolimos pequenas quantidades de ar, que se acumulam no sistema digestivo. Esse ar também pode ser acumulado durante a digestão, gerando os gases e o corpo precisa se livrar seja através da flatulência ou eructação (arrotos).

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá da raiz de angélica. ...
  • Chá de louro. ...
  • Exercício para eliminar os gases.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Isso porque a fruta contém tanto fibras solúveis quanto frutose e ambos podem causar os gases. A decomposição das fibras no intestino grosso cria gases, especialmente se a pessoa consome uma quantidade maior do que aquela à qual o corpo está acostumado.

Azuki

Experimente um tipo de feijão chamado Azuki ou feijão japonês. Este feijão contem uma quantidade muito menor do carboidrato, chamado de rafinose, que é responsável pela fermentação. Por isso, produz menos gases.

Batata-doce: versão assada ou cozida reduzem os riscos de gases. Muito usada na dieta de quem deseja ganhar massa muscular - e também dos atletas em geral que precisam de mais energia - a batata-doce é um dos principais alimentos de quem prioriza uma alimentação saudável e rica em nutrientes importantes.

No entanto, em pessoas com condições como síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, ou alergia à proteína do leite, o café com leite pode causar diarreia, excesso de gases ou coceira na pele, por exemplo.