Quem tem pressão alta têm que fazer cesária?

Perguntado por: afigueiroa . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Quando a pressão permanece controlada, sem sinais de complicações, a gestação poderá seguir até a 40ª semana, quando é indicado interrompê-la. É válido ressaltar que a hipertensão na gravidez não é um indicativo de cesariana e é possível induzir o parto normal se for necessário.

O parto também pode ser antecipado se a grávida estiver em risco por conta da pressão descontrolada, pois a retirada da placenta tende a melhorar a pressão da mãe. Os especialistas afirmam que quanto mais alta estiver a pressão da gestante, maior é o risco de insuficiência placentária e parto prematuro.

Alimentação desequilibrada e com excesso de sal, sedentarismo, sobrepeso e/ou obesidade, e malformação da placenta são algumas das causas do problema. Hábitos como fumar e beber, idade mais avançada e o histórico familiar de hipertensão relacionado à gravidez também precisam ser considerados.

É considerada característica da pré-eclâmpsia a pressão superior a 140/90 mmHg (14 por 9) ou um aumento acima de 3cm na pressão máxima (sistólica) e de 1,5 cm na mínima (diastólica), ainda que não sejam alcançados os 14 por 9.

Durante a gravidez, uma mulher que tenha normalmente 11 por 7, será considerada hipertensa se a máxima subir para 14 e a mínima alcançar 8,5, porque houve um aumento de 3 cm na máxima e 1,5 cm na mínima.

O que fazer para tratar
Além disso, outras dicas que ajudam a baixar a pressão alta na gravidez incluem beber 1 suco de laranja por dia, praticar exercício físico leve, como caminhada, yoga ou hidroginástica, 2 a 3 vezes por semana, e evitar beber mais do que um café por dia.

Hipertensão gestacional: A hipertensão arterial tornou-se alta pela primeira vez após a 20ª semana de gestação (geralmente após 37 semanas). Esse tipo de hipertensão geralmente se resolve em seis semanas após o parto.

Dormir do lado esquerdo é melhor porque não faz pressão sobre os órgãos internos e promove um fluxo sanguíneo saudável, diz o Dr. Somers. “Quando você está no terceiro semestre da gravidez e você dorme de costas, o útero comprime a veia cava inferior.

Segundo o texto, a cesariana só será permitida após a 39ª semana de gestação, e desde que a parturiente esteja ciente dos benefícios do parto normal e dos riscos do procedimento cirúrgico. Cesarianas antes de 39 semanas poderão ocorrer quando a gestação envolver risco à mulher ou ao feto.

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.500 e 4.500 gramas (95%), sendo a média de 3.400 gramas. O peso nem necessariamente tem a ver com a qualidade da saúde do bebê.

Sinais de aproximação do trabalho de parto
queda do ventre; saída de sangue ou tampão mucoso pela vagina; contrações uterinas dolorosas e frequentes; alterações no colo do útero (dilatação);

verificaram que a pressão arterial média aumenta durante o primeiro período do parto, permanece elevada na primeira hora pós-parto e retorna ao valor pré-parto em 24 horas.

A dor no peito é um dos sintomas mais comuns, quando falamos em hipertensão. Mas, assim como a dor de cabeça, é preciso observar para entender se a dor possui intensidade alta, sua duração e se esta atrelada em mais sinais. Alguns sintomas comuns atrelados são a palidez, tremor, sudorese e sensação de desmaio.

Não é incomum a mulher apresentar pressão alta no final da gestação, mesmo que ela tenha sido normal até então.

SINTOMAS DA PRÉ-ECLÂMPSIA:
inchaço, principalmente na face e mãos, que pode surgir antes da hipertensão arterial; aumento exagerado do peso (mais de 1Kg/semana, especialmente no terceiro trimestre);

Atualmente, há disponível no mercado um exame de biomarcadores para pré-eclâmpsia (sFlT-1/PlGF), indicado a partir do sétimo mês de gestação (a doença é mais frequente a partir desse período).

O melhor tratamento para a pressão alta na gravidez — assim como tudo relacionado à saúde — é a prevenção. Com a adoção de um estilo de vida saudável, o que inclui alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e atenção à saúde mental, a tendência é que os perigos da hipertensão sejam evitados.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Alimentos ultraprocessados
Esses alimentos aumentam o risco de ganho de peso gestacional excessivo, que pode contribuir para doenças como diabetes gestacional, pressão alta e pré-eclâmpsia. Estamos falando de refrigerantes, sucos em pó, macarrão instantâneo, salsicha, mortadela, calabresa e biscoitos recheados.

Reduza o consumo de sal
Mas além do sal de cozinha, existem diversos alimentos industrializados que possuem muito sal. Por isso, é recomendado evitar o consumo de alimentos industrializados como os enlatados, em conserva, embutidos, entre outros.

7 alimentos que podem diminuir sua pressão arterial

  1. Bananas. As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão. ...
  2. Frutas cítricas. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Salmão. ...
  5. Semente de abóbora. ...
  6. Melancia. ...
  7. Aveia.