Quem tem pressão alta sente muito sono?

Perguntado por: dconceicao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A pressão alta, normalmente só apresenta sintomas quando sobe abruptamente, se manifestando em sintomas como dor na nuca, dor de cabeça sonolência, falta de ar e visão dupla.

A dor no peito é um dos sintomas mais comuns, quando falamos em hipertensão. Mas, assim como a dor de cabeça, é preciso observar para entender se a dor possui intensidade alta, sua duração e se esta atrelada em mais sinais. Alguns sintomas comuns atrelados são a palidez, tremor, sudorese e sensação de desmaio.

A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140×90 milímetro de mercúrio (mmHg), o famoso como 14/9.

A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

A pressão arterial afeta diretamente a circulação sanguínea para o cérebro, por isso pessoas hipertensas têm mais chances de desenvolver o problema. Os principais sintomas são fraqueza e perda de sensibilidade de um lado do corpo, perda de visão, dificuldade para falar e alterações motoras.

No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg. Se ultrapassadas essas médias, o coração acaba se esforçando mais para que o sangue chegue até todo o corpo, provocado a doença.

Algumas dicas podem ser adotadas para ajudar a controlar melhor a pressão:

  1. Manter o peso ideal;
  2. Fazer uma dieta com pouco sal;
  3. Praticar exercícios físicos;
  4. Deixar de fumar, se for o caso;
  5. Evitar ambientes estressantes;
  6. Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.

O equilíbrio nestes casos é fundamental, já que nestas pessoas manter-se com pressões elevadas acima de 140 x 90mmHg aumentam o risco de mortalidade ou novos infartos. Assim, recomenda-se manter uma pressão arterial > ou igual 120 X 70 e < ou igual 130 X 80 mmHg.

IDADE E SEXO – Ainda que um AVC possa surgir em qualquer idade, inclusive entre crianças e recém-nascidos, a chance dele ocorrer cresce, à medida que avança a idade. Quanto mais velha uma pessoa, maior a chance de ela ter um AVC. Pessoas do sexo masculino e a raça negra exibem maior tendência ao desenvolvimento de AVC.

7 alimentos que podem diminuir sua pressão arterial

  1. Bananas. As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão. ...
  2. Frutas cítricas. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Salmão. ...
  5. Semente de abóbora. ...
  6. Melancia. ...
  7. Aveia.

“Novos dados indicam que tomar duas ou mais xícaras de café por dia pode dobrar o risco de mortalidade quando se trata de pessoas com pressão alta. Por outro lado, tomar apenas uma xícara por dia ainda reduz o risco”, explica.

Ricas em potássio, as bananas podem ajudar a controlar a hipertensão. Uma banana média contém cerca de 422 mg de potássio, que reduz os efeitos do sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.

Não praticar exercícios físicos
Além de fortalecer o coração, tornando-o mais capaz de fazer esforços intensos para bombear o sangue, ele contribui para eliminar a gordura e dilatar os vasos sanguíneos periféricos.

A hipertensão arterial não tratada aumenta o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas (como insuficiência cardíaca, ataque cardíaco ou morte cardíaca súbita), insuficiência renal ou acidente vascular cerebral em uma idade precoce.

Ansiedade e pressão alta: quais os fatores de risco? Além de levar ao aumento da pressão arterial, a ansiedade e o estresse também estão relacionados a hábitos nocivos à saúde e que são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão, como é o caso do consumo de cigarro, álcool e comida.

O chuchu é um alimento rico em potássio e o mineral é essencial para quem busca reduzir a pressão arterial. O suco de chuchu, devido ao potássio, tem efeito diurético e elimina minerais que elevam a pressão.

3. Diminuição da pressão arterial. Quem sofre de pressão alta e dorme de costas ou de bruços deveria considerar dar uma viradinha e dormir de lado. Existem bastantes evidências de que quem faz essa transição de posição para dormir consegue reduzir a pressão.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.