Quem tem pressão alta pode usar soro fisiológico?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Pessoas com hipertensão ou diabetes podem fazer o uso, desde que tenham prescrição médica e somente até saírem do quadro de desidratação”, explica Érika Prates Cassiari, professora do curso de biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo.

Mas quando a tosse aumenta e ocorre a falta de ar, significa que a doença se agravou e o médico deve ser consultado. Os idosos e pacientes que apresentam pressão alta, problemas cardíacos, diabetes e doenças pulmonares crônicas têm maior probabilidade de sofrer agravamentos.

O Sorine de uso adulto deve ser usado com cautela em pacientes idosos portadores de doença cardíaca grave, incluindo arritmia cardíaca (alteração do ritmo cardíaco) e hipertensão arterial, pois a absorção sistêmica (absorção para o sangue) da nafazolina pode agravar essas condições.

Sódio em excesso retém líquido e aumenta a pressão. Isotônicos são para repor as perdas de sais minerais de quem fez alguma atividade física que demandou muito esforço, como um atleta”, alerta o cardiologista Dr.

Tratar desidratação em qualquer grau
A hipotensão ortostática resultante da desidratação é tratada com reposição de fluidos e eletrólitos (principalmente com fluidos contendo sódio, como soro fisiológico).

As reações adversas gerais incluem náuseas, vômito, diarreia, cólicas abdominais, redução das lágrimas, taquicardia, pressão alta, falência renal e edema pulmonar.

É perigoso lavar o nariz? Não. Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco. Mesmo que o soro seja deglutido ou molhe os ouvidos internamente, isso não representa nenhum problema para a saúde.

Segundo o cardiologista, várias razões podem causar o aumento súbito da pressão e a maioria delas está relacionada com hábitos de vida: “A pressão pode se elevar, inclusive sem sintomas, por falta de exercício físico regular, tabagismo, privação de sono, estresse, má alimentação, sobrepeso e obesidade”.

Por isso, não há sentido nebulizar apenas com soro. Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.

No vaporizador, podemos colocar água pura, que evapora e os vapores vão umedecer o ambiente em que a pessoa respira. “Se você botar água fervendo e deixar aquele vapor de água no ambiente onde a pessoa está, ela vai umidificar a via aérea do mesmo jeito.

Já a nebulização feita somente com soro fisiológico ajuda a umidificar e limpar as vias aéreas, amenizando sintomas de algumas doenças como tosse, chiado ou sibilo no peito, congestão nasal, dificuldades respiratórias, entre outros.

"A recomendação das autoridades é evitar anti-inflamatórios, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico (AAS), a aspirina. Em troca, preferir a dipirona e o paracetamol", explicou Urbano.

Para que serve o Soro Fisiológico? O cloreto de sódio a 0,9%, também conhecido popularmente por soro fisiológico, é uma solução salina utilizada para diversas finalidades como a limpeza dos olhos e nariz, queimaduras ou feridas e também para fazer nebulizações.

Neosoro® de uso adulto deve ser utilizado com cuidado em pacientes com asma brônquica, doenças cardiovasculares (doenças do coração e dos vasos sanguíneos), hipertensão arterial (pressão alta), hipertireoidismo (excesso de funcionamento da tireoide), diabetes mellitus (níveis elevados de glicose no sangue) e ...

Reações de hipersensibilidade / infusão, incluindo hipotensão, pirexia, tremor, arrepios, urticária, erupção cutânea, prurido.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

1) Beber água ajuda a manter a pressão arterial sob controle
Isso faz os vasos sanguíneos se contraírem, aumentando a velocidade com que o sangue corre pelos vasos. A pressão sobe, mas não o suficiente para causar algum prejuízo para quem sofre de pressão alta. Daí se tem o equilíbrio.

A hipotensão ortostática (postural) é a queda excessiva da pressão arterial (PA) quando se assume a posição ortostática. A definição consensual envolve queda da pressão sistólica > 20 mmHg, queda da pressão diastólica acima de 10 mmHg ou ambas.

A hipotensão arterial é uma condição muito comum entre as pessoas. É quando a pressão arterial fica sempre estabelecida com o valor inferior ou igual a 9×6, ou seja 90 mmHg x 60 mmHg. Pode apresentar sintomas ou não, recomenda-se a ida ao médico e a realização de exames regularmente.

Sabemos que o soro é eficiente no tratamento de crianças e idosos, mas existem limites. Em casos de bebês que ainda se encontram em período de amamentação, o uso do soro não é recomendado.

O soro fisiológico é seguro para crianças, adultos e para recém-nascidos. O que pode mudar, entretanto, é a dose aplicada. No caso de bebês, às vezes há mais dificuldade no início do uso do soro.