Quem tem pressão alta pode usar colírio?

Perguntado por: nribeiro . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Um dos colírios que costuma ser muito utilizado indiscriminadamente é o que possui vasoconstritores em sua composição. Mas, para quem tem hipertensão, esse tipo de medicamento é contraindicado.

MAS O QUE FAZ SUBIR A PRESSÃO NOS OLHOS? O consumo excessivo de alguns alimentos (como o café), estresse, posições de cabeça para baixo (geralmente realizadas em aulas de pilates e yoga) e segundo estudos recentes: a obesidade.

Os corticóides, também conhecidos como corticosteróides ou cortisona, são um conjunto de hormônios esteróides produzidos pelo organismo artificialmente, indicados para tratar inflamações. Com o uso a longo prazo, pode aumentar a pressão intraocular (interna do olho) e causar danos ao nervo óptico.

Pêssego. A fruta doce e aveludada é rica em carotenos, antioxidantes e vitaminas A e C, que podem estar associadas à melhora da saúde ocular e, consequentemente, do glaucoma.

  • 11% Homéoptic Colirio 10 Flaconetes. Avise-me.
  • 55% Visalágrima Solução Oftálmica 15ml. Avise-me.
  • 7% Solução Oftálmica Estéril Similasan Alergic 10ml. Avise-me.
  • 25% Oftane frasco com 10ml. Avise-me.
  • 20% Fresh Tears Liquigel Solução Oftálmica Estéril 15ml. Avise-me.
  • 11% Oftane frasco com 15ml. Avise-me.
  • Desc. do Laboratório19%

A pressão intraocular elevada é causada por deficiências anatômicas em áreas específicas do globo ocular, que são mais frequente para quem: Tem mais de 40 anos. Possui histórico familiar de glaucoma na família. Foi diagnosticado com diabetes ou hipertensão.

O exame de pressão ocular é geralmente feito com a ajuda de um instrumento chamado tonômetro. O aparelho sopra ar no olho do paciente e analisa os efeitos para realizar a medição. É um procedimento simples e indolor, mas deve ser realizado de 2 a 3 vezes no mesmo dia, em horários diferentes.

Dormir para o lado esquerdo ajuda a diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea durante a noite, devido ao fato de a gravidade ajudar o fluxo por meio da artéria aorta.

Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

Os fatores de risco para o glaucoma são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

Indicamos os colírios lubrificantes, sem vasoconstritores, que são comprados sem receita e podem ser usados à vontade”, responde o diretor técnico da Médicos de Olhos S.A. Mas isso não elimina alguns cuidados básicos, entre eles, a higiene da embalagem e a exposição do produto a altas temperaturas.

Como se precaver dos olhos secos ?

  1. 1) Piscar sempre. ...
  2. 2) Use Soro Fisiológico ou Lágrimas Artificiais. ...
  3. 3) Evite Iluminação em excesso. ...
  4. 4) Hidratação é fundamental. ...
  5. 5) Umidifique o ambiente. ...
  6. 6) Se usa Lente de Contato, faça a higiene correta!

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Analgésicos
Tais como os fármacos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) que contêm ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno. Seu uso descontrolado pode causar visão desfocada ou visão dupla.

Posso citar como exemplo, um artigo de revisão do final de 2017, que mostra que a Losartana, de fato, é uma droga que reduz a pressão intraocular e que ela protege de cegueira por várias causas, inclusive glaucoma.

Dormir sobre um travesseiro em forma de cunha que eleve a cabeça em 20 graus reduz a pressão intraocular (PIO), à noite, o que pode ajudar a controlar ou a reduzir o risco de glaucoma. As informações são de um estudo, publicado no Journal of Glaucoma.

O tratamento a laser reduz a pressão ocular na maioria dos pacientes, mas o tempo que a pressão permanece baixa depende de alguns fatores, como: idade do paciente, o tipo de glaucoma e outras condições médicas que podem estar presentes.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Em casos mais graves, é comum apresentar sensibilidade à luz e desconforto ao piscar. Sem o tratamento adequado, podem ocorrer algumas complicações, como a ceratite. Isso acontece, porque sem a devida lubrificação, os olhos ficam mais suscetíveis a infecções por vírus ou bactérias por exemplo.