Quem tem pressão alta pode tomar qual remédio para dor?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

"A recomendação das autoridades é evitar anti-inflamatórios, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico (AAS), a aspirina. Em troca, preferir a dipirona e o paracetamol", explicou Urbano.

Uma alternativa tradicionalmente segura de analgésico aos AINHS nos pacientes hipertensos seria o paracetamol.

O uso de Torsilax (carisoprodol + diclofenaco sódico + paracetamol + cafeína) em pacientes que possuem pressão alta “controlada” pode ser feito desde que com acompanhamento médico.

A dipirona às vezes baixa levemente a pressão arterial. Isso não é um problema para a maioria das pessoas, mas gente que já apresenta crises de queda de pressão pode sofrer mais ao recebê-la. Atenção redobrada e uma conversa com profissionais de saúde são bem-vindas, especialmente nesses casos.

Quem tem pressão alta pode tomar Dorflex®? Não há contraindicação em bula para o uso de qualquer apresentação de Dorflex® por pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial.

Carnes, como hambúrguer, bacon, carne seca, salsicha, charque; Miúdos, patês, sardinhas, anchova, bacalhau salgado; Picles, azeitona, aspargos, palmito em conserva; Bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas energéticas, sucos artificiais.

O tratamento da cefaleia tensional consiste em atividade física, hábitos de vida saudáveis e redução do estresse. Tais medidas também servem para que apresenta hipertensão arterial, assim como a redução de sal na alimentação.

Que remédios podem ser usados?

  • Analgésicos, como o Paracetamol;
  • Anti-inflamatórios, como o Diclofenaco ou o Ibuprofeno;
  • Relaxantes musculares, como Ciclobenzaprina ou Citrato de Orfenadrina.

Torsilax está contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula; nos casos de insuficiência cardíaca (função prejudicada do coração), hepática (do fígado) ou renal grave (dos rins) e hipertensão arterial grave (pressão alta).

Pirazolonas: Buscopan® Composto, devido à dipirona, pode também interagir com anticoagulantes orais (como varfarina), captopril (para pressão alta), lítio (estabilizador de humor) e triantereno (diurético). A eficácia de medicamentos para pressão alta e diuréticos poderá ser afetada.

Como os outros anti-inflamatórios não esteroidais, a nimesulida deve ser usada com cuidado caso você tenha hipertensão (pressão alta), insuficiência cardíaca congestiva (mau funcionamento do coração) ou prejuízo da função renal, pois, desta forma, pode acontecer uma redução no fluxo de sangue nos rins.

Na bula, também consta que o diclofenaco não é recomendado a pessoas que tenham doença cardiovascular estabelecida (insuficiência cardíaca congestiva, doença cardíaca isquêmica, doença arterial periférica) ou hipertensão não controlada.

Medicamentos como anti-inflamatórios, corticoides, pílulas para dieta a base de anfetaminas, estimulantes, e descongestionantes nasais podem aumentar a pressão. E se você é um usuário crônico de algum desses remédios, isso pode levar a uma dificuldade em controlar sua pressão alta.

“Novos dados indicam que tomar duas ou mais xícaras de café por dia pode dobrar o risco de mortalidade quando se trata de pessoas com pressão alta. Por outro lado, tomar apenas uma xícara por dia ainda reduz o risco”, explica.

"A recomendação das autoridades é evitar anti-inflamatórios, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico (AAS), a aspirina. Em troca, preferir a dipirona e o paracetamol", explicou Urbano.

É perigoso dormir com pressão alta? – Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

São elas a passiflora, a valeriana, camomila, erva cidreira, capim-limão, louro, oliveira, entre outras. Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias.

No caso dos analgésicos, o paracetamol, por exemplo, é seguro quando seu consumo não ultrapassa 3 g por dia.

Usar Torsilax junto com losartana e valsartana pode ter redução do efeito anti-hipertensivo destes dois medicamento e aumento do risco de insuficiência renal.

Algumas pesquisas apontam que o álcool colabora para o enrijecimento das artérias, prejudicando o bombeamento de sangue pelo corpo. Além disso, se a pessoa já consome bebidas alcoólicas e já tem a pressão alta, o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho faz um alerta em relação à quantidade.