Quem tem pressão alta pode tomar chá de jambolão?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Rico em vitamina C e fósforo, o jambolão também pode ser ingerido in natura ou utilizado como ingrediente para o preparo de geleias, licores e compotas. Além disso, por ter benefícios ligados à prevenção do diabetes e de doenças cardiovasculares, a fruta auxilia no tratamento de tais condições.

O chá de jamelão é contraindicado para grávidas, lactantes, diabéticos e crianças.

Efeitos colaterais do Extrato Jambolão
Se houver a ingestão de altas doses pode ocorrer: diarreia, desidratação e reações alérgicas.

Considera-se que, embora o uso de chás possa amenizar o quadro, em nenhuma hipótese, o cuidado médico deve ser dispensado. Para maiores informações sobre o que pode ou não ser consumido mediante o quadro de pressão alta, sempre consulte um cardiologista.

Chás benéficos para quem tem diabetes

  • Chá verde. ...
  • Chá mate. ...
  • Chá de canela. ...
  • Chá de carqueja. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá de hibisco.

Qual chá é bom para pressão alta: Chá de cavalinha
O chá de cavalinha possui propriedades diuréticas que previnem que o corpo retenha líquido em excesso e consequentemente haja aumento da pressão arterial.

As plantas medicinais mais referidas pelos usuários com efeito anti-hipertensivo foram: Hortelã da folha miúda, Chuchu, Pepino, Capim Santo, Camomila, Erva cidreira, Laranja, Graviola, Mentruz, Alcachofra, Berinjela e Macassá.

O Chá de Jambolão auxilia no combate de doenças cardiovasculares, contém propriedades com ação anti-inflamatória, antidiabética, hipoglicemiante, antioxidante, antiviral, antialérgica e antibacteriana.

Ferver a água e adicionar as folhas de jambolão e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Depois pode-se tomar uma xícara de chá, 2 vezes ao dia, antes das refeições principais.

O extrato das folhas do jambolão, ainda apresenta ação antiviral, anticarcinogênica, anti-inflamatoria, antibacteriana e antialérgica. Estudos mostram que o extrato das sementes de jambolão reduz danos no tecido cerebral de ratos diabéticos, além de apresentar atividade antifúngica e antibacteriana.

Uma curiosidade sobre a espécie: o fruto apresenta propriedades medicinais e é usado no tratamento de diabetes, prisão de ventre, distúrbios gástricos e pancreáticos, gases e também para combater a diarreia. Assim como a amora, o jamelão quando consumido pode deixar as mãos manchadas.

O chá de Jambolão é ótimo para complementar um tratamento da diabetes Ingredientes 10 folhas de jambolão; 500 mL de água. Modo de preparo Ferver a água e adicionar as folhas e deixar repousar por cerca de 10 minutos.

O jambolão dessa forma, não servia apenas para sujar ruas e calçadas com seu suco roxo, mas era um importante aliado no tratamento da diabetes. Através da comparação entre as referências bibliográfica perceberam que o jambolão é rico em substâncias antioxidantes, uma das que atenuam a atividade dos radicais livres.

As folhas do Jamelão também têm propriedades hipoglicemiantes, podendo ser usado na diabetes. Além disso, o extrato das folhas apresenta ainda ação antiviral, anticarcinogênica, anti-inflamatória, antibacteriana e antialérgica.

Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

ALIMENTOS PARA BAIXAR A PRESSÃO ALTA

  • Suco de Beterraba.
  • Clara de ovo.
  • Chocolate.
  • Uva-passa.
  • Nozes.
  • Leguminosas.
  • Chá-verde.
  • Iogurte.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

Além do consumo exagerado de canela que não é recomendado, também há algumas contraindicações, como para quem é alérgico a alguma das substâncias presentes na especiaria, como também, para quem usa medicamentos para diabetes ou doenças cardíacas, como hipertensos.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.