Quem tem pressão alta pode tomar chá de alfavaca?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A folha de alfavaca é rica em ômega-3, um ácido graxo excelente para a saúde cardiovascular. Popularmente conhecido como uma “gordura boa”, o ômega-3 ajuda a controlar o nível de colesterol do corpo e a prevenir doenças ligadas à saúde do coração, como a hipertensão (pressão arterial elevada).

O chá de alfavaca pode eliminar toxinas e combater processos inflamatórios, pela alta concentração de flavanoides. Na presença de sintomas de gripes e resfriados, tosse e dor de garganta, o chá de alfavaca é um excelente expectorante das vias aéreas superiores, auxiliando na eliminação de mucos e secreções.

Ajuda a saúde do coração
Além disso, o nível de potássio presente nas sementes contribui para a redução da pressão arterial. Por isso, o uso regular da alfavaca pode ajudar a prevenir algumas doenças cardiovasculares.

Como usar a alfavaca
Ainda conforme Fabiana Fontes, a planta pode ser usada como chá, em formato de oléos essenciais, e para inalação. E as folhinhas de alfavaca podem ser comidas para melhorar a tosse e a saúde da garganta. "A alfavaca é uma planta extremamente acessível e muito fácil de se preparar e consumir.

O chá de alfavaca é um ótimo regulador de sintomas da diabetes, isso porque a bebida tem o poder de regular o excesso de insulina no corpo, assim, controlando o ganho de peso. Trabalhando como um excelente ajudador da diabetes, o chá de alfavaca é um excelente melhorador dos níveis de colestrol no corpo.

Alfavaca ou manjericão doce
É conhecida também como manjericão doce por ter menos amargor que o basílico italiano. Tem folhas médias, pontiagudas e serrilhadas, seu sabor é marcante com notas do cravo-da-índia e toque cítrico. A rugosidade das folhas lembra as de hortelã.

O chá de manjericão possui propriedades anti-inflamatórias e compostos bioativos como eugenol, canfeno, cineol, e cânfora que abrem as vias respiratórias e ajudam a melhorar a respiração. Esse fator anti-inflamatório traz uma sensação de bem-estar para quem sofre de sinusite, rinite ou está passando por uma gripe.

Uma boa dica é prepará-lo mais à noite para chamar o sono e evitar a insônia. Para preparar, comece fervendo a água em uma leiteira e, quando começar a borbulhar, acrescente as folhas de alfavaca e o pedaço de gengibre (opcional). Deixe em infusão por 5 minutos, coe a bebida e prontinho!

Chá de alfavaca combate insônia, estresse e ansiedade
O chá é aromático e naturalmente calmante. Assim, pode combater sintomas típicos de estresse e ansiedade, além de promover um sono mais calmo e relaxante.

Alfavaca Ocimun selloii*
Seu chá atua basicamente no estômago. Elimina gases, além de prevenir gastrite e vômitos.

Chá preto

Chá preto: Fruto das folhas mais velhas da Camellia Sinensis, é o que possui menos ação antioxidante entre os três. Ainda assim, tem flavonoides, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. A presença de cafeína nesse chá também auxilia no processo de dilatação das artérias do coração.

Por ser uma planta rica em minerais como magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C, o consumo do Manjericão traz muitos benefícios à saúde, especialmente para o sistema cardiovascular, pois melhora o fluxo sanguíneo e reduz o risco de arritmias cardíacas.

Preparação: Aqueça uma xícara de água numa panela e desligue o lume após ferver. Adicione duas colheres de sopa de alfavaca. Deixe a mistura tapada até arrefecer e depois bata tudo numa liquidificadora. Por fim, passe a pasta do chá no couro cabeludo, deixe por 10 minutos e depois lave normalmente.

Chá de Alfavaca
Para fazer o chá para inflamação nos rins com essa planta, é possível usar as folhas secas ou frescas, a depender da facilidade que você tiver para encontrar a planta. O resultado é uma bebida muito aromática e boa para auxiliar no tratamento renal.