Quem tem pressão alta pode tomar chá de alcaçuz?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 23 de maio de 2023
3.9 / 5 7 votos

Um aumento na excreção de potássio pode ser um problema específico para pessoas com doença cardíaca e aquelas que tomam digoxina ou diuréticos que causam o aumento da excreção de potássio na urina. Essas pessoas e as que têm hipertensão arterial devem evitar a ingestão de alcaçuz.

Previne Úlceras: Protetor gastro intestinal, a erva serve para como uma proteção natural no estômago e ajuda na cicatrização de úlceras e gastrites de origem nervosa. Diabetes: Como um adoçante natural que não contém glicose, ajuda a quem tem problemas com diabetes.

Tomar até 3 xícaras por dia. Mas fique atento pois o chá pode causar algumas reações como retenção de líquido, diminuição da concentração de potássio no organismo, aumento da pressão sanguínea, dor abdominal, dor de cabeça e até dificuldade respiratória.

Distribuição Geográfica: Nativa do centro e oeste da Asia e região do Mediterrâneo. Usos tradicionais (nos países de origem): Tratamento de tosses, expectorante, catarro bronquial, dispepsias. Indicações terapêuticas: Expectorante, nas bronquites, gastrite e no tratamento de úlceras gástricas.

- Indigestão, irritação de estômago… a infusão de alcaçuz é muito benéfica para aliviar as inflamações do aparato digestivo tais como a gastrite (inflamação do revestimento do estômago), graças à glicirrizina anti-inflamatória e antiácida. Aconselha-se também para para prevenir ou curar úlceras do estômago.

O Alcaçuz é considerado de baixa toxicidade, porém deve ser usado com cautela por pacientes com histórico de hipertensão arterial e diabetes.

A receita é simples. Duas raízes podem ser fervidas em um litro de água. - O chá só pode ficar na geladeira durante um dia. Então, para evitar o desperdício, vale fracionar a raiz para fazer uma quantidade menor - ensina a nutricionista.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

Chá de alcaçuz
Colocar 5 gramas de raiz de alcaçuz em 500 mL de água e ferver durante 10 a 15 minutos. Depois deixar esfriar, coar e beber até 2 xícaras por dia.

Modo de preparo do Chá de Alcaçuz Kampo de Ervas: Adicionar 1 colher de chá da erva em um recipiente com 1 xícara (250ml) de água fria, tampar, levar para ferver por aproximadamente 2 minutos e coar. Então, estará pronto para ser consumido.

doce

O alcaçuz natural, que tem um sabor muito doce, é extraído da raiz de um arbusto (Glycyrrhiza glabra) e utilizado medicinalmente na forma de cápsula, comprimido ou extrato líquido.

Distribuição geográfica (fonte Flora do Brasil 2020): Norte (Pará, Tocantins), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso), Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo), Sul (Paraná).

Glycyrrhiza glabra

Facilita a digestão após refeições pesadas e gordurosas, combatendo os gases e melhorando a acidez estomacal, previne infecção urinária, ajuda no tratamento de gripes e resfriados e reduz infecções na pele.

Para que serve o alecrim? Pois além de sabor e aroma, tem também benefícios para a saúde. Entre eles, a melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. A planta é rica em compostos flavonoides e ácidos fenólicos que proporcionam propriedades antioxidantes.