Quem tem pressão alta pode tomar canela de velho?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

A Canela de velho é conhecida por possuir propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas que são capazes de tratar condições como diabetes, hipertensão arterial e artrite.

Não, os compostos fenólicos e antioxidantes da canela produzem exatamente o efeito inverso, ou seja, tem capacidade de reduzir a pressão arterial, sendo benéfica para indivíduos hipertensos. Recomenda-se o consumo moderado e sempre orientado por médico ou nutricionista.

Ao contrário do que muitos dizem, o chá de canela não aumenta a pressão alta, então, sim, quem é hipertenso pode tomar o chá. Por conta de algumas propriedades, o chá de canela é responsável por diminuir a pressão alta. Por isso, ele é benéfico para as pessoas que sofrem com a pressão arterial.

Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

O chá de canela-de-velho é contraindicado para quem tem alergia à planta, mulheres que estejam amamentando, grávidas e crianças. É importante evitar o consumo em excesso do chá , pois pode afetar o estômago e causar mal-estar.

Além da alimentação saudável, os exercícios físicos regulares, o controle do estresse e o abandono de alguns vícios (como cigarro e bebidas alcoólicas), os medicamentos são grandes aliados no controle da pressão arterial.

Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados. Vale lembrar, porém, que se você vai iniciar uma atividade física – especialmente se é sedentário ou está acima do peso – o ideal é buscar uma avaliação com um cardiologista antes.

“Substâncias estimulantes podem elevar a pressão arterial, como pimenta, ginseng, cafeína, chá verde, chá preto e alcaçuz.

Quem tem pressão alta pode tomar chá de canela? Algumas pessoas defendem que a especiaria pode elevar a pressão arterial, agravando a doença. Contudo, especialistas afirmam que o efeito gerado pela canela é o oposto: ela equilibraria a pressão arterial. De qualquer forma, é sempre bom consultar o seu médico.

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Hipertensos podem tomar café em doses moderadas
A mesma regra vale para outras bebidas: se a dose de cafeína permanecer menor que 200 miligramas por dia, a interferência na pressão arterial é mínima.

Controla a pressão arterial
O consumo regular de benefícios do chá de erva-doce também pode ajudar a controlar a pressão arterial. Isso ocorre porque ele contém compostos chamados de flavonoides, que têm propriedades vasodilatadoras, ou seja, ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e facilitar a circulação sanguínea.

O chá de gengibre também é visto como eficaz, assim como o uso da raíz na alimentação atua na pressão arterial beneficamente. Outros chás também já foram classificados como eficientes no caso da pressão alta.

Apesar de termogênica e provocar aceleração no metabolismo, a canela, mesmo sendo estimulante, sai na frente em comparação com outras bebidas energéticas e café, por exemplo, por não comprometer a saúde do coração.

ALIMENTOS PARA BAIXAR A PRESSÃO ALTA

  • Suco de Beterraba.
  • Clara de ovo.
  • Chocolate.
  • Uva-passa.
  • Nozes.
  • Leguminosas.
  • Chá-verde.
  • Iogurte.

Benefícios de incluir carne suína na dieta
Também possui boa quantidade do mineral potássio, e menor teor de sódio, comparada a outras carnes, como frango e boi. Essas características tornam a carne de porco uma aliada para quem possui pressão alta (Hipertensão Arterial Sistêmica).

O Alecrim tem algumas propriedades medicinais e dentre elas melhora a circulação sanguínea e ajuda no controle da pressão arterial, reduzindo-a e não fazendo subir.

Canela de velho apresenta efeitos antiinflamatório, proteção contra o desenvolvimento da neuropatia dolorosa, antinociceptivo (redução da capacidade de percepção de dor pelo cérebro), inibição da glicação protéica em diabetes.

De acordo com a nutricionista Vanderli Marchiori, presidente da Associação Paulista de Fitoterapia, mesmo que algumas das substâncias da canela de velho sejam estimulantes, não representam perigo ao coração. “Só que o limite de consumo diário deve ser respeitado”, alerta a especialista.

Canela de velho 500mg; Excipiente qsp 1 cápsula. como tomar? Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.